Vingadores – A queda

Home / Resenhas / Quadrinhos / Vingadores – A queda
Helder Kazume

Helder Kazume

Ex-colaborador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Helder Kazume já foi colaborador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =]
Helder Kazume

Últimos posts por Helder Kazume (exibir todos)

 

Quem nunca ouviu falar dos Vingadores? Se você está por dentro do mundo dos quadrinhos, dos lançamentos do cinema, ou das festas infantis, sabe que estamos falando da mais aclamada equipe de super-heróis da Marvel Comics, onde protagonizam Homem-de-Ferro, Thor, Hulk, Capitão América, Homem Aranha, entre MUITOS outros. Sabemos o quão poderoso estes heróis são unidos, mas como você reagiria se eu dissesse que o grupo se desfaz – e que isso não tem influência alguma da Guerra Civil? Surpreso? Bem, foi assim que me senti quando comprei este volume da Coleção Oficial de Graphic Novels da Editora Salvat.


Ficha Técnica

Título original: Avengers – Assemble

Título traduzido: A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel – Vingadores – A Queda

Autores: Brian Michael e David Finch

Editora: Marvel

Lançamento: 2004

Tradução: Panini Comics

Reunido e Distribuído: Editora Salvat do Brasil

Volumes: 500 ao 503 do original reunidos (Arco Fechado)

Preço: R$39,90 (08/10/2016, capa-dura)


Impressões Gerais

Comecei a conhecer o universo Marvel há pouco tempo por uma curiosidade que os filmes me despertaram. Portanto, não sabia por onde começar a explorar esse universo. Foi depois de muita pesquisar que encontrei a Coleção da Salvat que reúne arcos fechados em volumes únicos encadernados com capa dura. Exemplares dignos para colecionadores, com preço bem acessíveis (levando em conta a qualidade oferecida).

Ao folhear as páginas iniciais do exemplar, havia um breve resumo dos eventos que ocorreram até então para desencadear “A Queda”. Achei o resumo bem completo e útil, pois não precisaria fazer todas as leituras cronologicamente para me situar nos acontecimentos do Universo Marvel.

Como não pesquisei muito sobre a história antes de comprar o exemplar, achei que o enredo poderia ter alguma relação com a Guerra Civil mostrada no filme do Capitão América. Percebi, então, que a trama também fala do fim dos Vingadores, mas desencadeada por uma série de eventos bem mais complexa (e viajada). Como estou me segurando para não dar spoilers para vocês, meus amigos, tudo o que posso dizer é que o responsável pelos conflitos está sofrendo de distúrbios mentais porque uma ilusão terrível foi implantada em sua memória. Para maiores detalhes, leia a história com spoilers.


História • SPOILER ALERT •

A história começa com a volta do Valete de Copas – que havia morrido na batalha contra o demoníaco Mefisto – aparecendo na mansão dos Vingadores com a aparência de zumbi. O Valete explode tudo em sua volta, deixando a mansão em ruínas. Surgem então os kree, uma raça alienígena que declara abertamente guerra aos terráqueos. Após o acontecimento, os personagens descobrem que a filha de Magneto (Feiticeira Escarlate) teve a memória de seus filhos apagada e substituída pela morte dos mesmos. Pelo trauma, entra em colapso não conseguindo controlar seu poder da alteração da realidade – a magia do caos. A Feiticeira então controla a Mulher-Hulk para atacar os Vingadores fazendo com que, em sua fúria, a poderosa personagem destrua o marido da Feiticeira (o Visão) e cause danos irreparáveis aos antigos colegas da equipe. A manipulação dos Vingadores pela Feiticeira é constante, causando brigas e discórdias que acarretam no desmembramento do time. A série de “maldades” da feiticeira só é interrompida quando o mais forte super-herói da Terra entra em ação: Stephen Strange, ou simplesmente Dr. Strange.

Estilo: 20 exp. Qualidade Marvel, com traços simples, mas bem definidos, cores sombrias que combinam com o cenário, impresso em materiais de alta qualidade!

Personagens: 20 exp. São bem conhecidos pela maioria das pessoas, então já criamos algum “vínculo” com eles tendo alguma simpatia ou apatia.

Qualidade do plot: 15 exp. Tem parte que você não sabe se é a realidade verdadeira ou se é a realidade vivida pelo personagem responsável pela trama toda. Tive que ler duas vezes para entender certinho.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. Se eu tivesse lido apenas uma vez, essa nota seria mais baixa. Mas como li pela segunda vez, percebi que há uma riqueza muito grande de detalhes e peças que “vão se encaixando” após uma análise mais profunda.

Empatia com o leitor: 17 exp. Sempre vai ter um hater pela briga que perpetua a eterna rivalidade Marvel x DC. Então, fanático DC, essa não é uma leitura para você.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: