Logicomix

Home / Resenhas / Quadrinhos / Logicomix
Gustavo Ferratti

Gustavo Ferratti

Sócio Fundador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gustavo Ferratti é fundador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =]
Gustavo Ferratti

Últimos posts por Gustavo Ferratti (exibir todos)

 

 

Logicomix não é simplesmente uma obra popular para passar o tempo. É um quadrinho que engenheiros, cientistas e aficionados por Matemática e/ou Filosofia procuram para se inspirar ou aprender algo. A começar pela descrição na contracapa, o livro impõe respeito não só pela recomendação de grandes jornais como: The Guardian, Publishers Weekly e Times; mas pelo feedback positivo de ninguém menos que Barry Mazur, Prof. de Harvard especialista em Teoria dos Números. Apesar de o raciocínio ser uma constante fundamental durante toda a leitura, a linguagem acessível, as notas de rodapé e outros artifícios tornam a comic compreensível até mesmo para leigos.

Entre os adjetivos que melhor definem Logicomix para mim estão: inspirador, inteligente e apaixonante. O embasamento bibliográfico consegue informar sem enjoar, mantendo o ritmo através de licença poética. Por exemplo, colocam-se matemáticos que nunca se viram debatendo suas teorias cara-a-cara. Outro recurso legal é o de mostrar a equipe de desenvolvimento do quadrinho ao longo da história. O staff aparece constantemente para esclarecer coisas, revelar impasses e mostrar dificuldades do processo criativo por meio de autorreferência.  Os atenienses Apostolos e Christos (autores) além de Papadatos e Di Donna (ilustradores) não nos deixam esquecer deles (o que chega a ser meio chato as vezes), mas sabem trabalhar bem as figuras históricas centrais como Berthrand Russel (protagonista), Whitehead, Frege, Cantor, Gauss, Turing, Hilbert, Poincaré e Gottfried.

Logicomix não é só um livro de “Lógica for Dummies”. A história quebra paradigmas do pensamento tradicional, revela a vida pessoal inusitada das mentes mais brilhantes do universo e discute a boa e velha temática da dualidade Lógica/Loucura. Traços belos e simples, cores vivas, diagramação e arte final tudo no capricho. Com certeza, um título em potencial para sua coleção.


Ficha Técnica

Título original: Logicomix: An Epic Search for Truth

Autor: Apostolos Doxiadis

País de origem: Grécia

Lançamento: 2008

Editora: Martins Fontes

Tradução: Alexandre Boide dos Santos

Edição: 1ª

Páginas: 347

Estilo: 18 exp. Traços belos e simples, cores vivas, diagramação e arte final de alta qualidade.

Personagens: 18 exp. Personagens com identidade e personalidade. Pela quantidade de envolvidos, o nível de detalhamento está muito bom.

Qualidade da plot: 12 exp. Atos bem divididos de acordo com a fase da vida de Russel. História cativante e bem construída. Ressalva para participação do staff que, apesar de bem intencionada, podem ser meio irritantes. Também não tem nenhum gancho que te prenda até o próximo capítulo, além da sede de conhecimento.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. Você já viu algum quadrinho com referência bibliográfica? Algum time de quadrinhos assessorado por cientistas para não deixar inconsistências lógicas passarem despercebidas?

Empatia com o leitor: 14 exp. Atinge estudiosos que gostam de Matemática, Computação, Lógica, Filosofia… Não atinge o leitor popular.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: