Orcs Must Die

Home / Resenhas / Games / Orcs Must Die
Gustavo Ferratti

Gustavo Ferratti

Sócio Fundador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gustavo Ferratti é fundador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =]
Gustavo Ferratti

Últimos posts por Gustavo Ferratti (exibir todos)

 

Magos e guerreiros experientes lutam contra hordas de orcs para proteger fendas mágicas abrigadas em fortalezas medievais que conectam o mundo dos vivos e dos mortos. A Ordem de guerreiros se mantém forte e cumpre bem o seu papel, quando do dia para a noite, os orcs ganham força e se organizam de um mondo jamais visto. A facção conhecida por “The Mob” elimina os heróis da Ordem e, em uma épica batalha final, o último mago de guerra sobrevivente impunha o seu cajado… escorrega em uma escada e morre. Causas mortis: bater a cabeça contra um degrau (mestre, deixa eu rerrolar este D20). Com o trágico fim do mago-guerreiro, o destino da humanidade está confiado ao seu estúpido aprendiz com músculos e pouquíssimos neurônios. Não há como a história de Orcs Must Die! acabar bem, não é mesmo?


Ficha Técnica

Titulo Original: Orcs Must Die!

Genero: Ação, Tower Defense, RPG, Fantasia

Lançamento: 2011.

Desenvolvedora: Robot Entertainment

Publicadora: Microsoft Studios

Plataforma: PC, Xbox 360, Xbox One


Impresões Gerais

A combinação de elementos humorísticos improváveis, estratégia e ação tornam Orcs Must Die um tower defense divertido e cativante. Diferentemente da grande maioria dos jogos do gênero em que o jogador assume a figura de uma autoridade (um deus, um lorde, etc.) e controla tudo de forma distante com uma perspectiva isométrica, em Orcs Must Die você assume o papel do protagonista da história e controla o herói em terceira-pessoa. Esta simples modificação de perspectiva estimula a ação e a liberdade individual. Alie isso a gráficos cartunescos e uma história simples e divertida e terá um título obrigatório para sua coleção!

 

orcs must die gameplay 02
Armadilhas e headshots certeiros: uma combinação mais que letal

O Enredo *SPOILER ALERT*

A história é focada no embate entre a Ordem, uma facção de magos e guerreiros de elite, e o Mob, uma horda bruta de  criaturas obscuras (orcs, gnolls, goblins, cobolds, etc.). Enquanto a Ordem tenta proteger as aberturas mágicas (rifts) entre o mundo dos vivos e dos mortos, o Mob tenta dominá-las. Estas aberturas servem de fonte de poder mágico tanto para curar doenças quanto para incendiar casas. Após o falecimento do seu mestre, o Aprendiz (protagonista da história) se descobre como o único sobrevivente da Ordem e se vê encarregado de proteger todas as fendas em diversas fortalezas.

O Aprendiz descobre que o Mob foi fortalecido pela Sorceress, uma ex-estudante da Ordem que preferiu alimentar a sua ambição ao invés de proporciona paz para a humanidade. Utilizando sua energia mágica, Sorceress manipula as criaturas das trevas para aumentar o seu apoder. Ao final do jogo, o Aprendiz opta por garantir a segurança do mundo humano e decide fechar todos os Rifts de uma vez por todas em um último feitiço. Embora isto signifique que o Mob nunca mais poderá alcançar o mundo humano e que a Sorceress ficará trancada para sempre no mundo dos mortos, também significa que a humanidade nunca mais será capaz de manipular energia mágica, o que é bem triste.


Jogabilidade

O jogo é bastante simples: existem os rifts, as fendas mágicas que os orcs querem controlar, e os gates, grandes portões de entrada da fortaleza que os orcs arrombam e usam para invadir a sala que você está protegendo. Seu objetivo, é claro, é evitar que os orcs atinjam os rifts. Você começa com um arco mágico e pode escolher itens do seu arsenal para auxiliá-lo em sua empreitada. Existe um contador no topo da tela que será decrementado em 1 unidade para cada orc que passar pelas suas defesas. Se este contador chegar a 0, você perdeu. Se quiser tirar a nota máxima do nível (ver seção Pontuação e Modos de Jogo), nenhum orc pode invadir o rift e você deverá terminar a fase no menor tempo possível.

gameplay orcs must die
Quantos orcs são necessários para derrubar estas barreiras de madeira?

 

Para cada orc morto ou wave concluída, você será recompensado com algumas moedas mágicas. Armadilhas gastam moedas, mas feitiços e armas só gastam pontos de magia (recuperáveis com o passar do tempo). Quanto mais moedas, mais traps instaladas e maior a aniquilação geral. Com moedas você também pode comprar habilidades especiais das weavers, suas mentoras mágicas extraplanares. Estas habilidades são resetadas ao longo dos níveis, mais lhe oferecem vantagens competitivas absurdas em cada fase (mais vida, menor tempo de reset das armadilhas, flechas de fogo para seus arqueiros, etc.) Vale a pena conferir!

Por último e, não menos importante, deixo o comentário sobre a leaderboards, onde você pode comparar o desempenho em cada nível com os de seus amigos que também possuem o título. Nada de muito inovador, mas que alimenta pequenas rixas internas saudáveis.

 

weavers orcs must die
Choose your destiny, but be decisive, porque as Weavers gostam disso.

O Arsenal

O jogo conta com um arsenal considerável de armas, feitiços e armadilhas que são liberados ao longo da campanha. Em cada fase há uma nova surpresa: paredes de espinho, chão com pedras ferventes, armadilhas de teto, feitiços de fogo, gelo e trovão e até mesmo unidades militares (como paladinos e arqueiros). Cada elemento liberado adiciona uma nova gama de possibilidades para sua estratégia, garantindo o replay dos níveis e instigando o interesse do jogador. Você ficará curioso para saber qual será a sua próxima “surpresinha” e, caso ficar entediado com as armas do módulo básico, existem algumas DLC’s baixáveis para prolongar a vida útil do game.

 

loading orcs must die
Tela de loading mostra qual será a armadilha liberada no próximo nível

Pontuação e Modos de Jogo

Orcs Must Die possui 24 níveis existentes com 3 opções de dificuldade: “aprendiz”, “mago de guerra” e “pesadelo”. O modo “pesadelo” só é liberado após a finalização do jogo na dificuldade “mago de guerra”. Além da quantidade e da força dos orcs variarem, existem outras diferenças significativas nas 3 dificuldades:

  • Número máximo de caveiras obtidas: sua performance em cada nível é medida por caveiras (similar às estrelinhas de Angry Birds). Quanto mais caveiras você obteve em um nível, melhor sua performance. No modo “aprendiz” o número máximo de caveiras é 2 e nos modos “mago de guerra” e “pesadelo” o número passar a ser 5. Com as caveiras você melhora os itens existentes no seu arsenal, torna-os mais baratos ou adiciona novas funcionalidades. Pode parecer algo bobo, mas este mecanismo fará com que você faça de tudo para pegar nota máxima em todos os níveis!
  • Tempo de Setup: antes de enfrentar as hordas, nos modos “aprendiz” e “mago de guerra”, você tem um tempo entre uma sequência de inimigos e outra para fazer ajustes, prepara suas armadilhas e bolar a sua estratégia. No modo “pesadelo”, este tempo não existe. Assim que você selecionar os equipamentos do seu arsenal, orcs começaram a invadir sua fortaleza e você terá que “se virar nos 30” para combater os inimigos enquanto posiciona suas armadilhas corretamente.
skulls orcs mus die
Você irá batalhar muito para conseguir estas 5 caveiras!

As Unidades

Para manter o equilíbrio do jogo, é natural que os orcs fiquem mais fortes com o evoluir da campanha. O grande diferencial de Orcs Must Die está na diversidade de unidades e o sequenciamento em que elas são enviadas. Determinados níveis podem exigir estratégias específicas bastante elaboradas, que evitam que fique na “mesmice” dentro de sua zona de conforta e tenha que recorrer a outras táticas e opções do seu arsenal. Por exemplo, armadilhas são muito efetivas contra orcs guerreiros, mas uma certa quantidade de cobolds corredores pode desarmá-las em poucos instantes. Arqueiros podem ser efetivos contra cobolds, mas são facilmente mortos por gnolls caçadores. Além disso, pequenos necromantes, demônios aéreos e ogros podem inviabilizar sua estratégia em poucos minutos caso você esteja desatento. Como não gostar de um bom desafio?

 

orcs must die enemies
Só chegar, orcaiada!

 Outros Títulos da Série

Orcs Must Die conta com a sequência Orcs Must Die 2 mais popular que o primeiro título, mas que ainda não tive o prazer de jogar) e um MMO um tanto quanto controverso que divide opiniões, o Orcs Must Die Unchained. Há também um board game do Orcs Must Die: Unchained com belas miniaturas e proposta interessante.

orcs must die unleashed
Quando o virtual é bom, ele se materializa!

 

História: 16 exp. A história é simples e descomplicada, se adequando bem ao estilo do jogo. Os personagens conseguem cativar com o seu senso de humor e os atos são bem divididos.

Gráficos: 16 exp.  Traços cartunescos retardam o envelhecimento dos gráficos. Muitas cores e cenários com elementos interativos, fazem com que nos sintamos imersos em uma animação.

Jogabilidade: 20 exp. É o grande diferencial e fator de inovação do jogo. Orcs must die consegue unir ação e estratégia e fugir do usual visto na maioria dos jogos da categoria Tower Defense.

Replay: 14 exp. A campanha será jogada pelo menos duas vezes (uma na dificuldade “mago de guerra” e a outra na “pesadelo”). Os upgrades do seu arsenal e os achievements garantirão boas horas de gameplay. Aós isso, há sempre a disputa com seus amigos na leaderboard, mas faltam modos online e de multiplayer que prolonguem a vida útil do jogo. Perdoável para o primeiro título da franquia.

Som: 16 exp. Mistura de sintetizadores, solos de guitarra e instrumentos de percussão dão um “ar modernoso” às batalhas, sem descaracterizar o fator “épico”. É calma nos momentos de planejamento e intensa nos momentos de invasão. Não possui muita diversidade de músicas, mas a qualidade compensa.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: