Vitamin

Home / Resenhas / Mangás / Vitamin
Mari

Mari

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Mariana Pelissoli é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Mari

Últimos posts por Mari (exibir todos)

 

Vitamin é um one-shot shoujo, cujo tema principal é o ijime, forma como o bullying é denominado no Japão. Ele foi o primeiro mangá de sucesso da autora, que no ano seguinte ganhou o prêmio de melhor mangá shoujo da Kodansha (uma das editoras mais importantes de mangás no Japão).

Seus mangás quase sempre giram em torno deste tema de uma forma tão realista que chega a ser assustadora. E pela nota que ela escreve no final do mangá, creio que seja um pouco autobiográfico.

AVISO: Há pequenos spoilers nesta review, mas nada que comprometa a história.

Em Vitamin, a personagem principal é Sawako Yarimizu, uma estudante normal de 15 anos, que está se esforçando para entrar em um bom colegial. Assim como sua irmã mais velha, possui um namorado inteligente e faz parte de um grupo de amigas.

A história parece muito normal, até que você começa a reparar nos detalhes: Sawako nunca é convidada para sair com as amigas depois da escola, seu namorado a obriga a fazer sexo com ele contra a sua vontade e ela só estuda para que sua mãe a reconheça e a elogie, como fazia com sua irmã. Tudo isso cria uma atmosfera negativa em torno da garota, que apenas ignora e tenta viver como se não percebesse essas coisas.

 

foto-1

 

Até que um dia, um garoto de sua sala a vê em uma posição comprometedora (mais uma vez forçada por seu namorado) e espalha para toda a escola. Como se não pudesse ficar pior, seu namorado, que não havia sido visto, nega que tenha sido ele e todos acreditam sem pensar duas vezes, já que ele era um dos melhores alunos da escola. Isso piora ainda mais a situação para ela, que agora também é chamada de traidora.
foto-2

 

Como se fosse a gota d’água para a falsa amizade, suas “amigas” se viram contra ela e se tornam as principais agressoras, tanto verbalmente quanto fisicamente. Quando seu professor descobre que ela está sendo hostilizada, chama-a para conversar, porém ao invés de ajudar, diz apenas que com o tempo tudo irá se resolver e que ela está se importando demais. Sem coragem de contar para os seus pais, Sawako se vê sozinha no meio de toda essa situação que, aparentemente, não tem solução.
foto-3

 

Achou exagerado? Bom, talvez para quem nunca teve muito contato com bulliyng toda a história pareça um pouco forçada, porém creio que muitas pessoas vivenciem coisas parecidas, ainda que separadamente, e algumas sofram coisas ainda muito piores. Mesmo tendo cada vez mais casos chocantes de bullying, antes de Vitamin, não havia um mangá que falasse tão abertamente sobre o tema, e expusesse todos os horrores tão claramente, por isso acho que este mangá é tão chocante quanto importante.

Muitas vezes pensamos que se não praticamos o bulliyng diretamente, que não “fazemos parte disso”, porém quem ignora e não faz nada, é tão responsável quanto quem pratica efetivamente. Isso também é explorado no mangá, quando muitas garotas ficam chocadas com o que acontece com Sawako, porém apenas ignoram para não se envolver ou não sofrerem também. Sem ninguém ao seu lado, Sawako não vê outra alternativa a não ser parar de ir para escola. A partir desse momento, ela também passa a ter que lidar com a pressão que a sociedade exerce contra quem decide não estudar, considerando essas pessoas como “sem futuro”.

 

foto-4

 

Relacionamento abusivo, falsas amizades, omissão dos professores, pressão dos pais e da sociedade… Apesar de tudo isso, Vitamin não é só tragédia. Além de abordar esses temas perturbadores, o mangá dá pequenas lições como: Sawako compra camisinhas para ter relações com seu namorado (imagine como poderia ser pior se ela não o fizesse); o pai diz que ela tem que começar a pensar nos próprios sentimentos e não no que os outros falam, fala sobre a importância de perseguir seus sonhos como uma maneira de enfrentar os problemas e, para fechar com chave de ouro, a mãe que diz à ela que a primeira vez não é o que importa, e sim a última, que para mim foi uma das frases mais impactantes, já que de uma forma muito doce dá uma luz à Sawako, que era constantemente estuprada por seu namorado (sim, sexo forçado é estupro).

Ainda assim, Vitamin não é uma tragédia, mas uma história de superação de uma garota que viu no mangá uma forma de ganhar força e enfrentar seus problemas. No início, ele é uma válvula de escape, porém ao redescobrir seu sonho de infância, ele se torna a vitamina que dá força à Sawako. E você? Sabe qual é a sua vitamina?

 

foto-5

 

A edição da JBC está com as folhas transparentes como anda acontecendo frequentemente, mas como é um volume único, e um mangá muito icônico, acho que vale à pena colecionar. Vai que eles decidem lançar Life (o mangá de mais sucesso da autora, que também explora este mesmo tema) por aqui!


Ficha Técnica

Título original: Vitamin

Autores: Suenobu Keiko

País de origem: Japão

Editora: JBC

Lançamento: 2015

Tradução: Fernando Mucioli

Edição: 1ª

Volumes: Único

Preço Médio: R$14,90 | Compre na SaruDrop


Personagens Principais • SPOILER ALERT •

 

vitamin_sawako

Sawako Yarimizu
Uma colegial comum que só que viver normalmente sem problemas, e para isso tenta ignorar muitas coisas à sua volta, porém ao começar a sofrer bulliyng seu mundo de fantasia acaba e ela é forçada a enfrentar uma realidade de sofrimento e abuso sozinha. Não é uma garota frágil, ela é determinada e se recusa a desistir apesar de tudo parecer estar contra ela.

 

 

vitamin_kouta

 

Kouta Arii
É o namorado abusivo e ciumento de Sawako. É um ótimo aluno e tira boas notas, e sua aparência esconde sua verdadeira personalidade que é distorcida e controladora.

 

 

vitamin_mae

 

Mãe da Sawako
É a típica mãe que quer o melhor para sua filha, que entre um em um bom colégio e depois em uma boa faculdade, assim como aconteceu com sua filha mais velha, não quer que Sawako seja uma “fracassada” e por isso, constantemente entra em conflito com ela.

 

 

vitamin_pai

 

Pai da Sawako
Apoia Sawako em suas decisões, mesmo que em desacordo com sua esposa, porém as vezes dá a impressão de que faz isso apenas para não entrar em um conflito.

 

 

vitamin_amigas

Colegas de sala da Sawako
(Aki Miyabe – morena / Ryoko Shimada – cabelos curtos / Yoko Makihara – óculos / Megumi Fujishige – cabelos presos)
O grupo de 4 ex-amigas de Sawako que se tornam o seu pior pesadelo, fazem isso por inveja da colega, que já namora enquanto elas ainda não, e por isso tentam excluí-la de tudo, então na primeira oportunidade que tem, se voltam contra ela.

 

 

vitamin_professor

 

Professor
Representa os professores que se omitem. Ele ao descobrir o que Sawako está passando, culpa o stress do vestibulinho e diz que os jovens estão mais frágeis. Em nenhum momento ele fica ao lado dela ou fala sobre o assunto com a sala.

 

 

Estilo: 10 exp. O estilo é bem simples e limpo, e se torna pesado e forte em algumas cenas, o que torna o mangá ainda mais expressivo. Não é muito rebuscado para um shoujo, e algumas partes são bem simplificadas, às vezes até um pouco feias, mas as cenas mais importantes são muito bem desenhadas.

Personagens: 20 exp. A personagem principal é a Sawako e ela é muito bem explorada, por vezes você se sente na pele da personagem, o que é um pouco assustador. Apesar dos outros não serem muito explorados, você consegue entender a personalidade deles e suas atitudes.

Qualidade da plot: 20 exp. A história é muito boa, trata de um tema muito delicado sem floreios, o que para mim a torna ainda melhor. Não é apenas um drama, mas uma história de coragem e superação.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. A autora explora muito bem os sentimentos de Sawako e como ela vai piorando e melhorando ao longo da série e não deixa nenhuma atitude sem consequências, sendo elas boas ou ruins.

Empatia com o leitor: 15 exp. Vitamin não é um mangá shoujo comum, ele tem um clima pesado na maior parte do tempo, mas é um tema que todos deveriam estar um pouco mais cientes, pois às vezes temos uma visão muito leve e nublada das coisas. A superação e a força de Sawako são muito inspiradoras.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: