Ore Monogatari!! Minha História

Home / Resenhas / Mangás / Ore Monogatari!! Minha História
Mari

Mari

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Mariana Pelissoli é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Mari

Últimos posts por Mari (exibir todos)

 

Ore Monogatari!! – Minha História é um dos novos mangás lançado pela editora Panini. É um shoujo (ou Shōjo, como preferirem), que mistura romance e principalmente comédia.

Fiquei muito feliz quando este título foi anunciado, pois não encontramos muitos mangás shoujo de comédia por aqui, e este na minha opinião é um dos melhores!

Ele ainda se encontra em andamento no Japão, no volume 9 no presente momento (Set/2016), e aqui será lançado bimestralmente. Foi feita uma adaptação do título para anime e também um filme Live-Action.

À primeira vista, o que mais impressiona é o desenho do personagem principal Takeo Gouda, que é completamente diferente da imagem que estamos acostumados, ele seria considerado “feio”, e o perfeito coadjuvante para um personagem principal como seu melhor amigo, Makoto Sunakawa, lindo e popular com as garotas, e isso já podemos ver na capa do primeiro volume.

A melhor parte deste mangá são esses papéis “invertidos”, que nem o próprio Takeo consegue entender o porquê, e a quantidade de coisas inesperadas que você vai encontrar nesta história, e muitas coisas engraçadas acontecem levando Takeo a tomar muitas decisões precipitadas, e erradas, claro.

Apesar de tantas surpresas, você não fica confuso, pelo contrário, entende perfeitamente o que está acontecendo apesar dos mal entendidos causados por Takeo, que assim como nós, está acostumado com o estereótipo de mocinho e sempre tenta se colocar como coadjuvante de Sunakawa.

É muito difícil não gostar deste mangá, é uma leitura leve e descontraída (e um pouquinho emocionante também). A amizade de Takeo e Suna está sempre em evidência e é muito bonitinho como um cuida do outro de jeitos bem diferentes. Apesar de se tratar de uma comédia, a história é bem amarrada e possui amor, dramas e intrigas como todo mangá shoujo, então não espere apenas palhaçadas aleatórias!


Ficha Técnica

Título original: Ore Monogatari!!

Autores: Kazune Kawahara (Roteiro) e Aruko (Arte)

País de origem: Japão

Editora: Panini Comics

Lançamento: 2016

Tradução: Drik Sada

Edição: 2ª

Volumes: 09+ (em andamento no Japão)

Preço: R$13,90


Personagens Principais

Takeo Gouda

É o personagem principal da história, é extremamente gentil e sempre quer ajudar as pessoas, mesmo que as vezes seja mal entendido, é um verdadeiro “gentleman”, apesar da aparência que assusta facilmente as mulheres (super alto, forte e musculoso).  É admirado por todos os garotos e também por seu amigo de infância Suna.

Makoto Sunakawa

Conhecido como Suna, é o típico Príncipe da escola, lindo frio e distante (apenas com as garotas). É pra ele que todas as garotas que Takeo gosta se declaram, e são imediatamente rejeitadas. É difícil não se apaixonar por ele já ele é um amigo extremamente leal e cuidadoso, fora que Takeo faz questão de expor todas as suas qualidades quando tem oportunidade.

Rinko Yamato

É a típica garota Shoujo, que estuda em uma academia para mulheres e gosta de fazer doces. É salva por Takeo de um tarado no trem, e depois disso faz de tudo para se aproximar.

Ai Sunakawa

Irmã mais velha de Suna, é linda e estudante universitária. Tem uma paixão secreta por Takeo desde a infância, mas nunca teve coragem de se declarar.


Resumo por volume • SPOILER ALERT •

ore

Volume 1

Neste primeiro volume, somos apresentados à Takeo Gouda, que apesar da aparência de “gorila” é um verdadeiro gentleman, e seu improvável melhor amigo de infância Makoto Sunakawa, o príncipe da escola. Tendo 2 metros de altura e 120 kg, Takeo tem uma aparência que assusta a maioria das mulheres, e inspira a maioria dos homens, mas apesar do tamanho e da força física, Takeo é extremamente bonzinho e só quer ajudar as pessoas (e na maioria das vezes é mal interpretado). Em uma de suas boas ações rotineiras, Takeo acaba salvando a colegial extremamente fofinha Rinko Yamato de um tarado no trem, e ela se apaixona por ele! Mas depois de anos vendo as garotas que ele gosta se declararem para o seu melhor amigo (e serem rapidamente rejeitadas), ele confunde as reações da garota e acha que ela também está apaixonada por Suna, e como bom amigo, ele tenta ajudar os dois a ficarem juntos. Desta vez Suna resolve o mal entendido e eis que surge o casal improvável Takeo e Yamato!

Ao chegar em casa depois de sair com o casal, Suna se encontra com sua irmã mais velha e ao descobrir que Takeo está namorando ela entra em choque, porque também gosta dele! Ela sempre teve medo de se declarar por causa da diferença de idade, então ela marca um encontro para conhecer Yamato e ver se ela serve como namorada, e no fim, acaba ajudando ela a acabar com as suas inseguranças e se aproximar ainda mais de Takeo.

 

ore2

Volume 2

Takeo e Yamato estão felizes como nunca, e ela quer finalmente apresenta-lo para suas amigas, e para isso marcam um Goukon em um karaokê, com as amigas dela e os amigos dele. Por falar tanto das qualidades de Takeo para as amigas, quando elas o conhecem tomam um susto por acharem que ele não corresponde muito bem aos elogios feitos por Yamato, depois de um tempo duas delas saem da sala para comentar, e Yamato acaba escutando, fica muito chateada e sai correndo de lá, Takeo vai consola-la dizendo que não se importa e que ficou feliz por ela o ter elogiado tanto para as amigas. Ao voltar para o prédio do Karaoke, eles encontram todos do lado de fora e o prédio em chamas, e as amigas de Yamato chorando pois duas delas ainda estão lá dentro (as que estavam falando mal de Takeo). Vendo que não ia dar tempo dos bombeiros chegarem, Takeo entra no prédio em chamas e salva as duas garotas, e todas finalmente entendem as qualidades dele.

Takeo é convidado para entrar no time de Judô por um mês para participar de um campeonato, pois o capitão se machucou e eles não tem nenhum substituto à altura, ele aceita sem pensar que por causa dos treinos ele vai ficar longe de Yamato, ele pede desculpas, mas que diz que não tem problema e que vai apoia-lo. Após muito esforço e um pequeno mal entendido resolvido ele ganha o campeonato, e fortalece ainda mais a sua relação.

Vai ser o aniversário de Yamato e ela pede a Takeo que passe o dia todo com ela, ele então pede ajuda à Suna para planejar e ele ajuda apesar de parecer um pouco desanimado. Depois de um tempo Takeo descobre através de sua mãe, que o pai de Suna está no hospital, e será operado no dia do aniversário de Yamato. Takeo vai falar com Suna e este pede para que ele não vá ao hospital e sim passe o dia como havia planejado, ele aceita, mas quando chega no horário da cirurgia, ele explica a situação para Yamato e ela o incentiva a ir ao hospital. Ele fica ao lado de Suna, e tudo corre bem. Ao saírem, dão de cara com Yamato que estava aflita esperando os dois enquanto fazia Tsurus para o pai de Suna, este que deixa escapar um “Que inveja” quando vê ela e Takeo se dando tão bem, então eles decidem (contra a vontade de dele, claro) que irão arranjar uma namorada para ele.

Estilo: 10 exp. A arte não é das melhores, dá pra ver que foi desenhado meio às pressas, mas e a partir do segundo volume você já vê muita diferença nos traços. Eu particularmente gosto, acho bem fofo e simples, num estilo bem tradicional em mangás shoujo, o que deixa as expressões rudes de Takeo ainda mais engraçadas, pois contrastam com os traços dos outros personagens.

Personagens: 20 exp. Mesmo em apenas um volume você consegue entender bem cada personagem que foi apresentado e apesar de você conseguir dar um check em todos os itens na lista de clichês shoujo, há muitas coisas inesperadas.

Qualidade da plot: 20 exp. A leitura é dinâmica, leve e fácil de entender, a história se desenvolve bem e vai se amarrando, e muita coisa acontece e é resolvida rapidamente, ou seja, não tem muita enrolação.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. Como disse, as coisas vão se amarrando bem rápido, não deixando espaço para coisas não resolvidas e falhas no enredo.

Empatia com o leitor: 15 exp. Apesar da comédia, é um mangá shoujo, então tem bastante romance e a história se constrói envolta dele. Mas é uma história leve, e o humor é muito bem colocado, então convido os machões de plantão a darem uma chance (hahaha). É uma boa escolha pra quem quer começar a ler shoujo.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: