One-Punch Man

Home / Resenhas / Mangás / One-Punch Man
Mari

Mari

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Mariana Pelissoli é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Mari

Últimos posts por Mari (exibir todos)

 

One-Punch Man é um remake da webcomic de mesmo nome, criada por ONE, que se tornou viral após ser publicada no início de 2009.

O nome original da série é Wanpanman, sendo Wanpan uma contração de Wanpanchi (“one punch”). O nome também é uma paródia de Anpanman, um popular anime infantil japonês criado por Takashi Yanase, em que um pão de anko (Anpan), luta contra as forças do mal.

Em 2012, Yusuke Murata, entrou em contato com One através do Twitter para pedir autorização para ilustrar a série e juntos fazerem um remake. Em 2012 ela foi lançada pela Young Jump, da Shueisha.

A série é um sucesso por onde passa, e seu primeiro volume ficou 4 semanas seguidas no topo da lista do New York Times. Em outubro de 2015 teve um anime e alguns OVAs (Original Video Animation) lançados, e agora temos a imensa sorte de tê-la por aqui!

A história gira em torno do herói por hobby, Saitama, que após três anos de treinamento intenso, ficou invencível e careca, e consegue derrotar todos os seus oponentes com apenas um soco. Sua fórmula para ficar forte não é nenhum mistério: Treinar freneticamente, a ponto de seu cabelo cair.

Mas entediado com essa vida sem emoção, e batalhas que terminam em um instante, Saitama segue a procura de um oponente à altura, que o faça sentir o perigo e a adrenalina de lutar novamente.

O traço é muito bem feito e os monstros são fenomenais! Mas legal mesmo é quando o ciborgue Genos e Saitama aparecem juntos, a diferença entre eles é gritante e fica ainda mais engraçado.

A edição está bem bonita, capas lindas com orelhas, sem papel de jornal, sem transparências… não tem do que reclamar. Obrigada Panini! *-*

Ah, outra coisa que gostei bastante foi terem deixado os nomes dos vilões originais, apenas com uma notinha da tradução.


Ficha Técnica

Título original: Wanpanman

Autores: ONE (Roteiro) e Yusuke Murata (Arte)

País de origem: Japão

Editora: Panini Comics

Lançamento: 2016

Tradução: Lídia Ivasa

Edição: 3ª

Volumes: 10+ (em andamento no Japão)

Preço Médio: R$16,90 | Compre na SaruDrop


Personagens Principais

 

onepunch_saitama

Saitama
Cansado de procurar emprego, Saitama decide reviver o seu sonho de criança e se tornar um herói após ver um garoto em perigo. Ele treina arduamente todos os dias, e após 3 anos ele se torna invencível, e careca. Hoje, tendo se tornado tão forte que derrota todos os seus inimigos com apenas um soco, ele se sente vazio e, entediado, sonha com um dia encontrar alguém que o faça sentir a adrenalina e a excitação de um combate que ele já havia esquecido.

 

 

onepunch_genos

Genos
Quando tinha 15 anos sua cidade foi atacada por um ciborgue, matando toda sua família, salvo pelo Doutor Kuseno, pediu a ele que o transformasse em um ciborgue, para que um dia pudesse destruir o assassino de sua família. Agora com 19 anos derrotou incontáveis monstros, mas não possui nenhuma pista sobre o paradeiro do tal ciborgue. Após ser salvo por Saitama pede para que ele o ensine como ser forte.

 

 

onepunch_sonic

 

Sonic
Sonic da Velocidade Supersonica é um ninja que trabalha como mercenário e guarda-costas, gosta muito de lutar e tem o hábito de sorrir sinistramente enquanto o faz. Se declarou rival de Saitama e vai treinar até derrota-lo com suas técnicas ninja supremas.

 

 


Resumo por volume • SPOILER ALERT •

one01

Volume 1

Tudo começa com o herói por hobby Saitama, morador da Cidade “Z” que após 3 anos de treinamento ficou tão forte, mas tão forte, que derrota todos os seus inimigos com apenas um soco. Angustiado por ter ficado forte demais nenhuma luta o faz se sentir vivo.

Na busca por um mosquito que não consegue matar, ele se encontra com Genos, um ciborgue justiceiro que estava lutando com a monstro Mosquito-Musume e acaba sendo derrotado, ao ver Saitama derrota-la com apenas um golpe, pede para ser seu discípulo.

Genos o segue até a casa dele e Saitama diz que pode ensiná-lo a ser forte, e pergunta se ele acha que dará conta do treinamento. Genos sente a presença de algo se aproximando em alta velocidade e um monstro (Kamakyuri, um Louva-Deus) invade a casa de Saitama, ele o derrota rapidamente, e faz o mesmo com outros dois (Kaeru, o Sapo e Lesmento) que estavam do lado de fora. Eles são os guerreiros animais geneticamente modificados da “Casa da Evolução” (Mosquito-Musume, também era um protótipo deste lugar), e enquanto Genos derrota um deles (o Armored Gorilla) e começa a interroga-lo, Saitama derrota os dois últimos (O Rei das Feras, um Leão que era o mais forte de todo o grupo e Ground Dragon, uma topeira). Após descobrir que todo o seu grupo fora derrotado Armored Gorilla decide contar quem está por trás dos ataques.

No fim do volume há uma história extra em que Saitama com 12 anos entediado com sua vida, após apanhar de seus veteranos e ter seus 200 ienes roubados pelo vilão Buta no Chokin Bakon (Cofrinho em formato de Porco) reflete se conseguirá sobreviver sendo tão fraco.

one02

Volume 2

Saitama e Genos descobrem que A Casa da Evolução, na busca de criar o “humano perfeito”, quer fazer experimentos em Saitama, e por isso captura-lo a qualquer custo. Com as informações dadas por Armored Gorilla, eles vão até lá e Genos com um golpe destrói todo o prédio, o líder, acuado no subsolo, decide liberar o espécime mais forte de todos, o instável Ashura Kabuto (Besouro Ashura), que após ficar frustrado com as revelação de como Saitama atingiu o seu nível de força (Fazer exercícios freneticamente, a ponto de seu cabelo cair), fica frustrado e o ataca com toda a sua força, mas Saitama o derrota com soco.

A Gangue Utopia está na Cidade B causando problemas, e vários heróis foram feridos na tentativa de pará-los. Como todos os integrantes são carecas, foi dado um aviso de que ao avistar um careca deve-se afastar imediatamente do local. Saitama então decide acabar com eles, para que não seja visto como um vilão, acabando assim com todo seu esforço. A gangue está atrás do Sr. Opulento, o homem mais rico da cidade, que conta com seu guarda-costas Sonic para dete-los. Sonic derrota todo o bando, mas Hammerhead, o líder e um procurado Classe “B”, consegue fugir e dá de cara com Saitama, que destrói o traje de combate de Hammerhead, que consegue fugir.

Sonic aparece e confunde Saitama com um integrante do bando e apesar dos esforços tentando dizer que é um herói, ele não consegue convencê-lo e uma luta começa. Saitama não quer lutar, mas ao se defender de um ataque acaba acertando Sonic bem em suas partes intimas, e este decide pausar a luta e declarar Saitama como seu rival.

Saitama está preocupado por não ser conhecido, e ao conversar com Genos, descobre que ele não está registrado na lista de heróis e por isso não pode ser considerado um herói de verdade.

Saitama então propõe a Genos que eles se registrem, e que se ele for junto, o aceitará como discípulo.

one03

Volume 3

Genos e Saitama fazem o Teste de Qualificação de Heróis em que ambos passam. Genos tem a maior nota (100) e é classificado como um herói Classe “S”, já Saitama passa raspando com 71 pontos, apesar da nota perfeita no teste físico (que valia 50), ele foi muito mal no exame teórico, e é classificado como um herói Classe “C”.

Após finalmente ser aceito como discípulo, Genos tem sua primeira luta-treino com Saitama, e tem mais uma prova do quão forte ele é.

Cinco dias depois de ter sido registrado como herói, ainda não houve nenhum incidente grave para Saitama resolver, e enquanto passa o dia lendo, Genos chega e anuncia que irá se mudar para o apartamento junto com ele. De início ele recusa, mas como Genos se oferece para pagar o aluguel, ele aceita.

Saitama descobre que se um herói classe “C” não atuar por uma semana ele é excluído da lista e fica desesperado, Genos diz que ele não deve ficar esperando calamidades acontecerem, ele precisa resolver problemas mais cotidianos como batedores de carteiras, o que faz muitos heróis desta classe desistirem.

Ao sair para procurar o que fazer, ele se encontra com Sonic, que cria uma situação para que possa lutar, causando uma grande destruição na cidade, ele o derrota facilmente e espera que conte como trabalho.

Dois heróis classe “A” são enviados à Cidade Z para descobrir porque tantos monstros aparecem por lá, uma criaruta formada por algas chamada Kombu Infinity aparece e derrota os dois heróis. Saitama se encontra com a criatura quando está voltando do mercadinho, a derrota e corta seus tentáculos feitos de alga para cozinhar.

No final há duas histórias extras, uma de quando Saitama começou a atuar como herói por Hobby e outra sobre um herói que havia perdido a confiança em si mesmo, e após ser salvo por Saitama, resolve treinar para se tornar um herói mais forte.

Estilo: 20 exp. Os traços de Yusuke Murata são muito bons! Muito bem detalhado e os cenários são muito bem feitos! Não se engane com a aparência esquisita e careca de Saitama, quando você ver o primeiro monstro, vai concordar comigo.

Personagens: 15 exp. Os personagens são muito diversos e engraçados, não há muito aprofundamento em personagens secundários e também nos vilões, já que morrem muito rapidamente, mas acho que pouco a pouco vamos saber o passado de cada um dos heróis pelo menos.

Qualidade da plot: 20 exp. As lutas são bem feitas, apesar de algumas acabarem rápido demais, você consegue entender os motivos de Saitama e como ele se tornou forte (apesar de ser um absurdo). O melhor é identificar as paródias, às vezes não muito sutis, mas feitas de modo muito, muito engraçado! É um mangá que prende muito a atenção, daqueles que você nem percebe que acabou de ler quase toda a série de uma vez!

Cuidado com os detalhes: 15 exp. Não explica muito da onde os monstros surgem e algumas outras coisas, mas pra falar a verdade, acho que o leitor de One-Punch Man não se preocupa muito com esses detalhes também.

Empatia com o leitor: 20 exp. Se procura um mangá divertido, engraçado e com muita ação, não há leitor que não curta este mangá, apesar de ser um Seinen (mangás voltados ao público masculino mais adulto), mesmo que não tenha idade suficiente para sacar todas as paródias, não vai conseguir largar One-Punch Man até ele acabar!

A minha sensação final é: como eu queria dar 100 pra este mangá!! xD

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: