Aoharaido

Home / Resenhas / Mangás / Aoharaido
Mari

Mari

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Mariana Pelissoli é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Mari

Últimos posts por Mari (exibir todos)

 

AohaRaido – A primavera de nossas vidas é um mangá shoujo lançado no Brasil bimestralmente pela editora Panini.

O título original é Ao Haru Ride, que pode significar “Passeio pela primavera azul” ou “Passeio pela juventude”, caso leia “Ao Haru” como uma palavra composta. Porém, como até a autora acha mais fácil falar Aoharaido, acabou ficando assim.

O mangá conta a história de Futaba Yoshioka, uma garota tímida que se apaixona por Tanaka Kou no ensino fundamental. Porém, o garoto acaba se mudando repentinamente e o relacionamento deles não se inicia. Devido ao fato de sua personalidade quieta e feminina chamar a atenção dos garotos, Futuba acabou sendo alvo de bullying pelas suas amigas da escola.

Decidida a não sofrer mais pelo mesmo motivo, ela aproveita a entrada no colegial para se reinventar e, assim, evitar o bulliyng. Tudo estava dando certo até Kou reaparecer em sua vida e confrontá-la, questionando se o que ela está fazendo para se encaixar é realmente o correto.

É um mangá muito interessante, que aborda temas como depressão, bullying e tudo que cerca a vida de um adolescente, assim como as mudanças das pessoas e o amor.

 

Aoharaido_1

Anime

Em julho de 2014, foi lançado um anime com 12 episódios. Um OVA chamado Unritten, lançado em Agosto de 2014, conta a história do primeiro capítulo do mangá, quando Kou e Futaba ainda estão no fundamental (seria o equivalente ao episódio zero do anime). Foi lançado também um segundo OVA chamado Episódio 13, de dezembro de 2014, que continua a história onde o anime parou, no qual todos vão a um festival de fogos de artifício. Em seguida, ainda em dezembro, foi lançado um filme em formato live-action da série.

 

foto-2

Poster do Live-Action

Em relação à edição da Panini, eu até que gostei bastante, apesar do papel de jornal. Porém, como isso deixa o mangá mais barato, mais pessoas podem colecionar, então não é de todo ruim. Fiquei muito feliz quando a Panini resolveu trazer este mangá, pois o shoujo no Brasil estava meio abandonado e esta é uma história muito boa e gostosa de ler. Com o final dessa série se aproximando, agora temos que torcer para que venham mais shoujos como este para cá!


Ficha Técnica

Título original: Ao Haru Ride

Autores: Io Sakisaka

País de origem: Japão

Editora: Panini

Lançamento: 2015

Tradução: Drik Sada

Edição: 10 (Out/16)

Volumes: 13

Preço Médio: R$12,90 | Compre na SaruDrop


Personagens Principais • SPOILER ALERT •

aoharaido_futaba


Futaba Yoshioka

No ensino médio, era uma garota quieta e meiga que não gostava de garotos. Porém, esse seu jeito atraía a atenção deles e ela acabou sendo ignorada por suas amigas por acharem que ela fazia isso de propósito para chamar atenção. Por causa disso, ela muda completamente sua personalidade para que suas novas amigas não se afastem de novo. Energética e desorganizada, ela se esforça para não parecer “feminina”.

 

 

aoharaido_kou

 

Kou Tanaka/ Kou Mabuchi
Kou era um garoto muito bonzinho e simpático quando estava no ensino médio, porém ao voltar para a cidade, ele se mostra mais sarcástico, rude e pessimista, o que faz Futaba entrar em conflito com a visão dela do “antigo” Kou. Mas com o passar do tempo, ele vai se abrindo mais, aprendendo a demonstrar seus verdadeiros sentimentos e como ele é de verdade.

 

 

aoharaido_yuri

 

Yuuri Makita
Pequena e fofinha, ela é a típica garota meiga que os garotos querem proteger, o que causa inveja em muitas garotas. Ela é muito boazinha e pensa sempre em seus amigos. Ela é a primeira amiga de verdade de Futaba no ensino médio.

 

 

aoharaido_murao

 

Murao Shuuko
Por causa de más experiências durante o ensino médio, Murao deixa de acreditar em amigas e acaba se isolando. Depois de ficar amiga de Yuri e Futaba, ela acaba se soltando mais e se mostrando mais carinhosa. É apaixonada pelo Tanaka-Sensei, desde o fundamental.

 

 

aoharaido_aya

 

Aya Kominato
Sempre animado e espontâneo, Kominato é claramente interessado em Murao e vive perseguindo-a. No começo, não gosta muito de Kou, mas acabam se tornando muito amigos.

 

 

 

aoharaido_tanaka

 

Youichi Tanaka-Sensei
É o irmão mais velho de Kou e também professor dele. É muito gentil e, por vezes, inocente. Sabe que Murao gosta dele, porém a trata apenas como uma aluna. Ele sempre ajuda seus alunos quando estão com problemas. E vive “brincando” de causar ciúmes em Kominato.

 

 

aoharaido_touma

 

Touma Kikuchi
Está no mesmo ano em que Futaba, porém em uma sala diferente. É bem honesto, gentil e um pouco tímido, o que é fácil de notar, já que fica muito vermelho facilmente. Se apaixona por Futaba e, além de tentar conquista-la, ele sempre a apoia e dá confiança quando ela precisa. Faz parte de uma banda com seus amigos.

 

 

aoharaido_narumi

 

Yui Narumi
Foi colega de sala de Kou quando ele se transferiu da escola em que estudava com Futaba. Ela era bastante compreensiva com a situação de Kou, pelo fato de ter os pais divorciados, e por isso se aproximaram bastante. Porém, acabou se tornando manipuladora e muitas vezes age como se estivesse mal para influenciar Kou a fazer o que ela quer.

 

 

aoharaido_uchimiya

 

Uchimiya Haruhiko
É amigo de Kikuchi e está sempre com ele e seu outro amigo Tachibana. É bonzinho e sempre interfere para proteger seus amigos. Quando Yuuri fica com uma má impressão de Touma, ele insiste até que ela perceba que ele é um cara legal.

 

 


Capas das edições brasileiras

aoharaido_v01 aoharaido_v02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aoharaido_v03aoharaido_v04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aoharaido_v05aoharaido_v06

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aoharaido_v07aoharaido_v08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aoharaido_v09aoharaido_v10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estilo: 20 exp. Adoro os traços da Io Sakisaka, está entre os meus preferidos dentro do gênero shoujo, é tão fácil reconhecer um trabalho dela (às vezes até demais)! Os desenhos são bem fofos e demonstram bastante a personalidade dos personagens, como a inocência do Kou quando era menor e hoje ele mais sarcástico e triste.

Personagens: 10 exp. Gosto bastante dos personagens e de como eles vão evoluindo com o passar do tempo, são todos tão legais que tem hora que você já não sabe mais por quem torcer, hahaha! Porém, os tipos são muito clichês e tem hora que você quer matar alguns pela idiotice sem fundamento, bem do tipo “eu gosto dela, ela gosta de mim, mas vou ficar quieto e sofrer sozinho”.

Qualidade da plot: 10 exp. É uma boa história, que mostra como as pessoas mudam por causa das circunstancias em volta delas, e muitas acabam se fechando. Mostra também como as amizades são importantes e ajudam a moldar as nossas personalidades.

Cuidado com os detalhes: 15 exp. Gosto muito de como a amizade entre eles vai sendo construída e de como são mostrados os acontecimentos que os fizeram ser como são hoje. Além disso, os personagens secundários são bastante explorados, o que os deixa ainda mais interessantes.

Empatia com o leitor: 10 exp. É uma história bem levinha e fofa, não tem muita inovação, mas é bem gostosa de ler. Creio que como o romance é o ponto principal deste mangá, talvez ele seja um pouco restritivo quanto ao público. Mas como não é uma história maçante e pesada, vale dar uma chance.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: