Rangers – Ordem dos Arqueiros

Home / Resenhas / Livros / Rangers – Ordem dos Arqueiros
Helton Kazume

Helton Kazume

Colaborador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Helton Kazume é colaborador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre este colaborador, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Helton Kazume

Últimos posts por Helton Kazume (exibir todos)

 

Rangers – Ordem dos Arqueiros é uma série de livros de fantasia medieval que retrata as aventuras de Will, um garoto órfão que sonha em ser um grande guerreiro do rei, igual o seu pai. Mas o destino de Will é um pouco diferente do que ele esperava…


Ficha Técnica

Título original: Ranger’s Apprentice

Autor: John Flanagan

Genero: Aventura, fantasia

País de origem: Austrália

Lançamento: 2004

Editora: Fundamento

Tradução: E. Siegert & Cia LTDA

Volumes: 12


Ambientação

A maior parte da história se passa no Reino de Araluen, mas a aventura de Will se expande para outras regiões (como Picta, Céltica e Escandinava), onde ele conhece novos amigos e inimigos. Todos os livros contêm um mapa para que o leitor possa localizar melhor onde se passa o enredo, embora a narrativa retrate e explique muito bem como é o ambiente e cada um de seus detalhes.

 

araluen


Os órfãos

A série narra as aventuras de Will, um menino órfão desde bebê que mora como protegido em um castelo feudal com mais quatro crianças (Alyss, Horace, Jenny e George). Seu sonho é ser um grande guerreiro a exemplo de seu pai, que tem seus feitos conhecidos por todo o reinado. Apesar do esforço para atingir seus objetivos, Will tem atributos físicos bastante limitados. É pequeno e fraco, o que gera uma série de dificuldades e desafios iniciais. 


As Escolas

A história se desenrola, o tempo passa e finalmente chega o dia mais importante da vida de Will: o dia da seleção dos aprendizes. Neste dia, Will descobre se entrará para uma das escolas do reino ou se viverá o resto da vida como camponês.

Alyss vai para o serviço de diplomacia, Horace para a escola de guerra, Jenny para a escola de cozinheiros, George para a escola de escribas e Will… é rejeitado em todas elas! Incluindo a de guerra, frustrando seu sonho de se tornar um guerreiro =[. Desiludido, o protagonista não sabe o que fazer. Consola-se pensando que poderia ter sido pior – poderia ter sido escolhido pelos arqueiros, o terror dos camponeses.


Os Rangers

A escola de arquearia é temida em todo o reino, pois é composta de pessoas que andam despercebidas pelas sombras. Muitos dizem que são feiticeiros, já que aparecem e desaparecem com uma habilidade estonteante. Will está convencido de que não será alguém na vida quando é surpreendido pela descoberta de uma grande vocação. Halt, um dos arqueiros do rei, percebe as fantásticas habilidades de stealth do protagonista e se prontifica a ser seu mestre.

Apesar de se assustar no início, Will vai sendo moldado por Halt e aprende a valorizar a verdadeira função dos arqueiros: compor uma rede de inteligência real para a realização de serviços secretos.


Impressões Pessoais

O livro em si é muito bom. O autor é um excelente escritor, uma vez que consegue detalhar muito bem os personagens e o ambiente em que se passa a história, proporcionando ao leitor a vivência da narrativa. É um livro que você começa a ler e não quer parar mais, fica ansioso para saber o que vai acontecer. Não existe aquela enrolação chata, assim, o texto flui muito bem. Não requer uma habilidade ou uma atenção a mais, trata-se de uma leitura simples e objetiva. Não há enigmas, easter eggs ou referências cruzadas.

Ritmo: 19 exp. Não possui vocabulário difícil, a escrita é bastante acessível. A leitura flui muito bem desde o início do livro.

Personagens: 19 exp. O autor trabalha muito bem os personagens, que são muito carismáticos e fazem com que o leitor passe a gostar deles, principalmente do protagonista.

Qualidade da plot: 18 exp. A escrita é simples, mas a história é muito envolvente.

Cuidado com os detalhes: 18 exp. Tanto o cenário como os personagens são muito bem detalhados. Às vezes, são dados muitos detalhes devido ao contexto da obra.

Empatia com o leitor: 19 exp. A obra é mais voltadas para o público jovem. Porém, você irá se apegar à série facilmente: o enredo pode fascinar qualquer “velho” nerd que gosta uma boa aventura.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: