O Chamado de Cthulhu

O Chamado de Cthulhu

Livros, Resenhas
  Recentemente temos ouvido falar muito do finado escritor norte-americano H.P. Lovecraft. Não? Nem um pouquinho? Bem, se não conhece Lovecraft, eu aposto que já ouviu falar de um de seus personagens mais populares (talvez "o mais"): Cthulhu. Alguns pronunciam "Kutiulu", outros "Quitulu", "Quitulhu","Kafulú", enfim, seja lá como você pronuncie o nome dessa entidade do mal (o que não importa, pois, segundo Lovecraft, a escrita do nome não é fiel a sua pronuncia original), saiba que o fato de você ter se deparado com ela mais do que de costume nos últimos meses não é mera coincidência. Recentemente, a obra de Lovecraft virou domínio público, o que quer dizer que as pessoas podem usar o que foi criado pelo brilhante escritor norte-americano para fazer quadrinhos, canecas, camisetas, jogos... tudo isso à vontade, sem pagar…
Read More
Crônicas de Tormenta

Crônicas de Tormenta

Livros, Resenhas
  Saudações, galera! Hoje irei falar de uma antologia de contos que tem como pano de fundo o cenário de RPG nacional Tormenta (resenha aqui). Crônicas de Tormenta serve tanto para os fãs de Tormenta RPG, quanto para leitores que não sabem nada sobre Tormenta, mas gostam de literatura fantástica. O primeiro grupo aproveitará o livro para encontrar easter eggs, fazer "ganchos" em sua sessões de RPG de mesa e ter ideias para a história dos seus personagens. Já o segundo grupo, apreciará crônicas brazucas de excelente qualidade e, quem sabe, ficará motivado a formar um grupo de RPG e migrar para o primeiro (hehehe). Independente de qual dos dois grupos você se encaixar, vem comigo na resenha! Garanto que não irá se arrepender! ;) [caption id="attachment_2990" align="aligncenter" width="1295"] Belíssima Imagem de Capa do Livro Crônicas de…
Read More
Battle Royale

Battle Royale

Livros, Resenhas
  Considerada a obra nipônica inspiradora da trilogia Jogos Vorazes, Battle Royale é o único sucesso do escritor Koushun Takami, ex-colunista do jornal Shikoku Shimbun nas seções de política e economia. Takami diz ter ficado de “saco cheio” da rotina monótona do trabalho, resolvendo se aventurar pelo campo da Literatura fantasiosa. Sua obra atingiu grande sucesso nacional e mundial com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Japão. Além disso, foi publicada em 17 países. Grande parte do sucesso de Battle Royale vem do seu conteúdo polêmico, que desqualificou o livro na última etapa do concurso Japan Grand Prix Horror Novel. A história envolve um conflito entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Secundária de Shiroiwa. Os estudantes são forçados a lutar até a morte…
Read More
1Q84

1Q84

Livros, Resenhas
  Quando perguntei para alguns conhecidos que já tinham lido 1Q84 o que eles acharam da obra e se a leitura valia a pena, a resposta foi unânime: “Leia, apenas leia”. Fiquei extremamente intrigada com uma resposta tão breve e, ao mesmo tempo, tão convicta. O engraçado é que foi exatamente essa referência vaga que me despertou uma curiosidade imensa de ler a triologia de Murakami. Não quis procurar resenhas nem maiores informações na internet. Fui até uma livraria e comprei os três livros de uma vez só. Foi só depois de terminar a leitura dos três volumes que entendi as recomendações do “Apenas leia”. O fato de não ter recebido detalhes ou informações sobre a trama me proporcionou uma leitura muito prazerosa, com diversas  surpresas. Posso atribuir muitos pontos…
Read More
Tormenta RPG

Tormenta RPG

Livros, Resenhas
  Fala, galerinha! Como ainda não tínhamos nenhum post de RPG de mesa no site, resolvi fazer um review de um sistema 100% brazuca de elevadíssima qualidade: o Tormenta RPG. Acredito que a maioria aqui saiba o que é um RPG de mesa, mas para aqueles que não sabem, recomendo este link para eventuais esclarecimentos. Outra alternativa é assistir o primeiro episódio de Stranger Things que começa com uma seção de RPG de mesa. Para quem não viu nosso review de Stranger Things e quiser conferir é só clicar aqui. Quem conhece o Gustavo (redator que vos escreve), já sabe que sou extremamente suspeito de falar qualquer coisa sobre Tormenta RPG. Sim, o cenário de Tormenta é o meu ambiente narrativo predileto e geralmente conduzo minhas aventuras neste sistema. Mas…
Read More
Brotherband – Os Exilados

Brotherband – Os Exilados

Livros, Resenhas
  Saudações, pessoal! Vamos falar hoje sobre o primeiro livro da série Brotherband, um spinoff de Rangers – Ordem dos Arqueiros que já foi já comentado aqui no site (link). Ambientado em um universo clássico de fantasia medieval, o livro narra as aventuras náuticas do garoto Hal - um exilado que sofre preconceito por ser pequeno e fraco comparado aos fortes escandinavos. Apesar das tribulações iniciais, Hal logo perceberá que possui uma habilidade especial capaz de torna-lo um líder bastante popular entre os seus: sua inteligência. Ficha técnica Título original: Brotherband 1 – The Outcast Autor: John Flanagan País de origem: Austrália Gênero: Fantasia, aventura Lançamento (país de origem): 2011 Editora (país de origem): Randon House Australia Lançamento (Brasil): 2012 Editora (Brasil): Fundamento Tradução: Sertão Produções Artísticas e Cinematográficas LTDA Páginas:…
Read More
A Liga dos Artesãos

A Liga dos Artesãos

Livros, Resenhas
  Seguindo a tendência da semana passada de crowdfundings que deram certo (7 Days to Die) e orgulho patriótico (Narcos), Alvores é um envolvente universo fantástico criado pelo brasileiro Lauro Kociuba (VAI BRASIL!). Analisaremos aqui o primeiro livro da série Alvores, intitulado A Liga dos Artesãos. Basicamente, o livro aborda a ideia de uma realidade alternativa em que elfos, anões, orcs e dragões coexistem com a atual civilização humana “bem debaixo do nosso nariz”. Como assim? Em sentido figurado, as criaturas fantásticas disfarçam seus traços característicos ou se escondem em ruelas, becos, esgotos, florestas e zonas remotas do planeta. Em sentido literal, o subsolo da capital paranaense, Curitiba, abriga o reino anão de Khur, com mansões subterrâneas, máquinas a vapor, iluminação feita por cristais, construtos mecânicos e uma tecnologia de…
Read More
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Livros, Resenhas
  O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é o primeiro livro de uma triologia criada por Ransom Riggs. O autor norte-americano de 37 anos formou-se na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia. Nessa obra, Riggs conseguiu reunir seu grande talento em contar histórias e sua paixão pela fotografia para criar uma trama fantástica. Inicialmente, o livro foi pensado como uma coletânea de fotografias do autor. Entretanto, um editor da Quirk Books, editora responsável pelo lançamento da obra, sugeriu que Riggs utilizasse as fotografias como roteiro para escrever um romance. Seguindo esse conselho, ele reuniu seu acervo de fotos antigas com a de outros colecionadores (todos eles listados no final do livro), a fim de criar um repertório hábil de imagens para nortear sua…
Read More
Rangers – Ordem dos Arqueiros

Rangers – Ordem dos Arqueiros

Livros, Resenhas
  Rangers - Ordem dos Arqueiros é uma série de livros de fantasia medieval que retrata as aventuras de Will, um garoto órfão que sonha em ser um grande guerreiro do rei, igual o seu pai. Mas o destino de Will é um pouco diferente do que ele esperava... Ficha Técnica Título original: Ranger's Apprentice Autor: John Flanagan Genero: Aventura, fantasia País de origem: Austrália Lançamento: 2004 Editora: Fundamento Tradução: E. Siegert & Cia LTDA Volumes: 12 Ambientação A maior parte da história se passa no Reino de Araluen, mas a aventura de Will se expande para outras regiões (como Picta, Céltica e Escandinava), onde ele conhece novos amigos e inimigos. Todos os livros contêm um mapa para que o leitor possa localizar melhor onde se passa o enredo, embora a narrativa retrate e explique muito…
Read More
A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos

Livros, Resenhas
  Animal Farm ou A Revolução dos Bichos é uma obra de Eric Arthur Blair, conhecido pelo codinome George Orwell. Foi publicado em 1945, durante a Guerra Fria, e causou MUITA polêmica. Começando pela publicação em si. Quando finalizou a obra em 1943, Orwell não encontrou editora disposta a imprimi-la. Com o título de “Melhor Cronista do Século XX”, a dificuldade de publicação, com certeza, não ocorreu por seu amadorismo. A postergação da publicação de Orwell justifica-se pelo contexto histórico extremamente TENSO em que estava inserido. A Revolução dos Bichos é uma crítica severa a ditadura Stalinista e, se ligarmos os pontos, nos lembramos de que em 1943 os soviéticos ainda eram aliados importantes da Inglaterra no combate ao nazismo. Nada bom associar o presidente de um país a um porco quando você…
Read More