Stranger Things

Home / Resenhas / Filmes e Séries / Stranger Things
Gustavo Ferratti

Gustavo Ferratti

Sócio Fundador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gustavo Ferratti é fundador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =]
Gustavo Ferratti

Últimos posts por Gustavo Ferratti (exibir todos)

 

 

Preparado para um pouco de nostalgia? Stranger Things é nova série old school do Netflix que resgata tudo o que há de melhor da década de 80. Mix tapes, sintetizadores, carros conversíveis, abduções alienígenas, Dungeons & Dragons… Estes são só alguns dos elementos que combinados majestosamente no seriado produziram um “mais do mesmo” totalmente inovador. Com uma atuação impecável do elenco (destaque para as crianças: Millie Brown, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo e Finn Wolfhard), aliada a uma trilha sonora criteriosamente escolhida, Stranger Things é um mix de aventura, comédia, suspense e ficção científica. O ritmo é impecável: se você for como eu, não desgrudará da tela enquanto não terminar o 8º episódio. Mas como nem tudo são flores, alguns fatos que podem lhe deixar um pouco chateado: (1) O Departamento de Energia e os investimentos em pesquisas tecnológicas são reais, mas o prédio do Hawkins National não. (2) Infelizmente, teremos que esperar 1 ano para a próxima leva de episódios. Por ser a primeira série de TV dos Irmãos Duffer, o resultado é incrível.


Ficha Técnica

Título original: Stranger Things

Criador(es): Irmãos Duffer

Diretor(es): Matt Duffer/ Ross Duffer

País de origem: Estados Unidos

Lançamento: 15 de Julho de 2016

Duração: 50 minutos (média)

Número de episódios: 8

Número de temporadas: 1 (até o momento)

Plataforma: Netflix (Exclusivo)


Preview

Hawkins National Laboratory – 1983. Um segredo de estado é guardado às sete chaves pelo Departamento de Energia Americano, mas não por muito tempo. Na volta para casa, após uma seção de RPG, o jovem Will é perseguido e abduzido por uma criatura estranha no bosque. Com o desaparecimento de Will, seus familiares e amigos iniciam uma busca incansável para descobrir seu paradeiro. No processo, coisas estranhas começam a acontecer na cidade, modificando o destino de todos os seus habitantes.


Personagens • SPOILER ALERT •

ST_Mike

 

Mike: mestre de RPG e líder do grupo de nerds da Hawkins School. É inteligente, dedicado e de bom coração. Demonstra afeição além do normal por Eleven, que fica abrigada no porão da sua casa em segredo.

 

 

 

ST_Dustin

 

Dustin: é o “segundo melhor amigo” de Mike. Possui displasia cleidocranial, um problema no desenvolvimento dos ossos que retarda o crescimento de seus dentes. Isso faz com que tenha um jeito de falar bastante peculiar e marcado. É o apaziguador das brigas entre Mike e Lucas, além de ser o alívio cômico da série.

 

 

ST_Will

 

Will: personagem abduzido logo no início do seriado. Aparece em poucas cenas, mas aparenta ser o mais amigável e, ao mesmo tempo, o mais frágil do grupo. É bem apegado ao irmão e gosta de ficar em seu “forte secreto” no jardim da sua casa.

 

 

ST_Lucas

 

Lucas: melhor amigo de Mike. É prático, perspicaz e bastante sincero. Sente ciúmes quando Eleven entra para o grupo e começa a “roubar” sua atenção. Mas logo aprende a respeitá-la e aceitá-la.

 

 

 

ST_Eleven

 

Eleven: melhor atuação infantil da série. Uma criança com poderes sobrenaturais, capaz de usar telecinese para mover e quebrar objetos. Foi separada de sua mãe quando criança e tomada pelo Dr. Martin Brenner para servir em experimentos. Sua falta de contato com “o mundo externo” faz com que seja uma criança com pouca inteligência emocional. Contudo, as crianças nerds vão moldando-a aos poucos.

 

 

ST_Joyce

 

Joyce: Mãe de Will e Johnatan, ex-mulher do bêbado e mulherengo Lonnie. Representa muito bem a figura da mãe em desespero que quer ter seu filho de volta a qualquer custo. É taxada de louca pelos fenômenos em que se envolve, mas tem sua credibilidade recuperada quando as “stranger things” se mostram reais.

 

 

ST_Jonathan

 

Jonathan: irmão de Will, responsável por convertê-lo ao Rock’n Roll com “Should I stay or Should I go”. Faz parte do clube de fotografia. É bastante tímido e impopular na escola, mas sua preocupação com a família e com Nancy é bastante evidente.

 

 

ST_Nancy

 

Nancy: irmã de Mike (vive “em pé de guerra” com o mesmo). Está apaixonada por Steve e inicialmente disposta a mudar muito de seus hábitos para conseguir conquistá-lo. É uma menina reservada e sensível, mas se mostra forte e determinada quando a situação exige.

 

 

ST_Barb

 

Barbara: melhor amiga da Nancy. É uma personagem secundária e não aparece muito no seriado. Tem uma postura bastante centrada e correta.

 

 

 

ST_CarolST_Tommy

 

Carol e Tommy: amigos de Steve. Extremamente fúteis, preguiçosos e insensíveis. Suas aparições servem para provocar raiva no telespectador.

 

 

 

ST_Steve

 

Steve: “namorado” da Nancy. Descolado e popular no colégio, vive fazendo piadinhas e flertando com diversas meninas. Apesar do jeito “Don Juan”, realmente sente algo por Nancy. Seu amadurecimento é notável ao longo do seriado.

 

 

ST_MrClarke

 

Mr. Clarke: Professor da turma de Mike, Lucas e Dustin. É um apaixonado por ciência que instiga os meninos a usar o máximo de seus potenciais. É capaz de traduzir conceitos complexos em definições simples e acessíveis para o telespectador. Namora uma oriental.

 

 

ST_Hopper

 

Hopper: xerife da cidade. De início, apresenta uma conduta não muito exemplar: fuma, é beberrão, mulherengo e enrolado. Contudo, muda completamente a postura quando as coisas começam a sair de controle em Hawkins, revelando-se uma pessoa justa, forte e determinada.

 

 

ST_DrBrenner

 

Dr. Martin Brenner: pai fictício de Eleven. É chefe do Hawkins National Laboratory, onde experimentos envolvendo poderes psíquicos e vida extra-terrestre são conduzidos. Demonstra ser um homem frio, meticuloso e calculista. É um dos principais “vilões” da primeira temporada. 

 

 


Fatos por Episódio • SPOILER ALERT •

Episódio 1 – O Desaparecimento de Will Byers

Will é abduzido ao voltar de bicicleta para casa, após uma sessão de D&D mestrada por Mike. Joyce dá falta de seu filho no dia seguinte e recorre ao xerife Hopper para iniciar uma investigação. Nancy inicia seu caso amoroso com Steve. Mr. Clarke mostra à turma de Mike seu novo rádio comunicador de longa distância. Eleven aparece em uma lanchonete atraindo os agentes secretos do Departamento da Energia. Will liga para Joyce “do outro lado” e a turma de Mike encontra Eleven na floresta quando saem para fazer sua busca particular por Will.

Episódio 2 – A Estranha da Maple

Mike escode Eleven no porão de sua casa. Nancy e Barbara são convidadas para uma festa na casa de Steve. Joyce pede um adiantamento para seu chefe e compra um telefone novo para se comunicar com Will. O departamento de energia investiga às escondidas a casa de Joyce. Eleven se mostra claustrofóbica devido ao seu passado, suas habilidades especiais são reveladas à turma de Mike. “El” revela que Will se esconde de uma criatura assustadora na “outra dimensão”. Joyce consegue se comunicar com Will por meio de lâmpadas. Nancy fica a sós no quarto de Steve, enquanto Jonathan, que saiu para procurar seu irmão, a fotografa. Barbara é abduzida.

Episódio 3 – Caramba

Nancy perde a virgindade com Jonathan. Joyce é taxada de louca ao falar que se comunica com Will por meio de luzes. Mais do passado de “El” é revelado. Joyce compra lâmpadas de natal e escreve letras na parede para melhorar sua comunicação com Will. Hopper começa a desconfiar do Hawkins National Lab. e investiga seu passado. Nancy passa a andar com a turma de Steve. Jonathan é visto como um “freak” e tem sua câmera quebrada quando é descoberto com as fotos da festa de Steve. Primeira aparição alienígena na casa de Joyce. O corpo de Will é encontrado boiando na represa.

Episódio 4 – O Corpo

Iniciam-se os preparativos para o funeral de Will. Joyce se recusa a acreditar que seu filho morreu e é vista como louca pela comunidade de Hawkins. Eleven mostra-se capaz de se comunicar com Will por meio de rádios. Mike, Lucas e Dustin renovam o visual de Eleven para que ela consiga se passar por estudante e infiltrar na escola. Nancy briga com Steve e se une a Jonathan para procurar Bárbara. Dr. Martin continua suas investigações “do outro lado”. Eleven faz os valentões da escola mijarem nas calças. Hopper descobre que o corpo de Will foi forjado e, na realidade, é um boneco.

Episódio 5 – A Pulga e o Acrobata

Hopper consegue invadir o Hawkins National Lab. e descobre sobre seus experimentos secretos. Lonnie volta para o lado de Joyce pretensiosamente. Hopper é pego pelos agentes do Departamento de Energia e acorda sedado em sua casa. Mr. Clarke dá detalhes sobre o “outro lado”. Nancy faz as pazes com Steve e se prepara para ir atrás de Barbara. Dustin descobre a existência de um portal para outra dimensão por meio de campos eletromagnéticos. Lucas, Eleven, Dustin e Mike se separam após uma briga. Nancy, em sua busca por Barbara, entra em uma fenda e se depara com uma criatura bestial.

Episódio 6 – O Monstro

Jonathan procura desesperadamente por Nancy e, seguindo sua voz, ela consegue sair do “outro lado”. Enquanto Jonathan ajuda Nancy a se recuperar, Steve a visita secretamente e assume que os dois estão tendo um caso. Hopper e Joyce vão atrás de Terry Ives, a mãe de Eleven, para descobrir se ela sabe algo sobre o Hawkins National Lab. Nancy e Jonathan estudam maneiras de abater o Demogorgon e se armam.  Eleven mostra-se a responsável por abrir fendas para o “outro lado”.  Jonathan briga com Steve por difamar Nancy e vai preso. Eleven salva Mike e Dustin dos valentões que iriam esfaqueá-lo. Os agentes do Departamento de Energia vão até a casa de Mike para recuperar Eleven.

Episódio 7 – A Banheira

Eleven, Dustin, Lucas e Mike reatam seus laços enquanto fogem dos agentes do Departamento de Energia. Steve briga com Carol e Tommy. Hopper, Joyce, Nancy e Jonathan juntam-se às crianças para trocar informações e trabalharem juntos no resgate de Will e Barbara. Todos se mobilizam para preparar uma banheira de solução saturada para que Eleven consiga olhar “do outro lado”. Usando seus poderes telepáticos, Eleven descobre que Will está vivo e Barbara está morta. O Demogorgon encontra Will.

Episódio 8 – De ponta-cabeça

Hopper e Joyce são capturados pelos agentes do Hawkins National Lab. Flashback de Hopper e sua filha. Nancy e Jonathan caçam o Demogorgon e o deixam gravemente ferido. Steve vivencia pela primeira vez a experiência com a criatura do outro lado. Eleven mata o Demogorgan e desaparece em cinzas. Will é resgatado por Hopper e Joyce, todos comemoram seu retorno. Na ceia de natal, Jonathan ganha uma câmera nova de Nancy. Nancy e Steve se tornam oficialmente namorados. Na ceia de natal na casa dos Byers, Will se mostra infectado e capaz de mudar de dimensão, deixando um gancho para a próxima temporada.

Ritmo: 20 exp. Série extremamente fluida, com ritmo impecável. Poucos episódios muito bem compilados e sem fillers.

Personagens: 20 exp. Atuação exemplar, tanto do elenco jovem quando dos personagens mais velhos. Destaque para: Eleven, Dustin, Hopper e Joyce.

Qualidade da plot: 20 exp. Trama fantástica, cheia de reviravoltas e elementos surpresa. Combinação perfeita de momentos de suspense, comédia, cenas de ação e ficção científica.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. Muitas referências ricas como o Vale of Shadows de D&D, a Teoria da Interpretação de Muitos Mundos (Física Quântica), obras de Steven Spielberg, Stephen King e músicas dos Stones. Parece que os irmãos Duffer escolheram cada elemento a dedo para recriar a atmosfera da década de 80.

Empatia com o telespectador: 18 exp.  Resultado final incrível! Mas como não sou capaz de falar pelas pessoas da geração mais jovem, deixe 2 pontos de margem para contemplar aqueles que não sentirão a nostalgia de quem vos escreve.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: