Doutor Estranho

Home / Resenhas / Filmes e Séries / Doutor Estranho
Gabriela Monteiro

Gabriela Monteiro

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gabriela Monteiro é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler as resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Gabriela Monteiro

 

Baseado no personagem de mesmo nome dos quadrinhos, Doutor Estranho é o décimo quarto filme do Universo Cinematográfico Marvel e conta a história da origem do super-herói, de como o Dr. Stephen Strange virou o Mago Supremo do Universo! A primeira dica que dou para quem tiver a chance é que assista, no mínimo, em 3D nos cinemas! Isso porque o filme conta com efeitos especiais tão fantásticos que está sendo estudada sua possível indicação ao Oscar neste quesito em 2017. O jogo de distorções do cenário formam labirintos surreais durante as cenas de batalhas místicas, sem mencionar as brincadeiras com tempo e espaço. Essas cenas são tão importantes para a ambientação do filme que ele só não foi lançado antes porque a companhia precisava de preparo para ingressar neste mundo místico. E ele não poderia ser representado de outra forma.

 

Efeitos Especiais do filme.
Efeitos Especiais do filme

 

Um dos motivos dos efeitos especiais serem tão importantes é que o personagem foi concebido com uma forte influência da arte psicodélica de Steve Ditko, logo, para preservar a atmosfera original dos quadrinhos, o universo não poderia ser representado de outra maneira senão de um jeito quase caleidoscópico. Para quem ainda irá ao cinema, fica a dica de esperar as duas cenas pós-créditos que indicam a grande importância do personagem no Universo Marvel daqui para frente. Para quem já assistiu ao filme, agora é esperar a aparição desse herói incrível nos outros filmes da Marvel e sua interação com outros super-heróis!

 

Primeira aparição do Doutor Estranho nos quadrinhos - Criação de Stan Lee e Steve Ditko.
Primeira aparição do Doutor Estranho nos quadrinhos – Criação de Stan Lee e Steve Ditko

Ficha Técnica

Título original: Doctor Strange

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia

Lançamento: 13 de Outubro de 2016 (Hong Kong), 02 de Novembro de 2016 (Brasil) e 04 de Novembro de 2016 (EUA).

Criadores: Scott Derrickson e C. Robert Cargill, baseado nos quadrinhos de Stan Lee e Steve Ditko

Diretor: Scott Derrickson

País de origem: EUA

Duração: 115 min.


Preview

O enredo gira em torno Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), um neurocirurgião inteligente e bem sucedido, porém arrogante a ponto de escolher quais pacientes irá tratar a fim de que nenhum caso mais simples manche seu currículo. Em uma noite, sofre um grave acidente de carro no qual sai vivo por sorte, mas perde o movimento das mãos. Determinado a exercer novamente a profissão, gasta toda a sua fortuna nos mais diversos tratamentos e acaba por não aceitar a ajuda da Doutora Palmer (Rachel McAdams), colega de trabalho com quem teve um relacionamento no passado. Ela tenta fazê-lo seguir em frente com outras possibilidades.

Ao tomar conhecimento sobre um paraplégico que voltou a andar após um treinamento no Nepal, Strange gasta seus últimos recursos na viagem em busca da recuperação. Ao chegar em Kamar-Taj, entra em contato com os ensinamentos da anciã (Tilda Swinton) e embarca em um mundo místico, de aprendizado interno e redenção. Enquanto isso, um perigoso inimigo, uma entidade mística e poderosa de outra dimensão chamada Dormammu, ameaça a Terra com a ajuda de Kaecílius (Mads Mikkelsen) ex-discípulo da anciã.

 

Treinamento de Stephen Strange com a Anciã.
Treinamento de Stephen Strange com a Anciã

Personagens principais

drestranho_drstrange

 

Doutor Estranho (ator: Benedict Cumberbatch)
Stephen Strange é um médico bem sucedido e arrogante. Após um grave acidente, perde parte do movimento das mãos e é impedido de exercer sua profissão. Para se recuperar, tenta várias alternativas e deposita sua última chance em uma viagem para Kamar-Taj, no Nepal. Ao chegar no local, se surpreende com a descoberta e aprendizado de magia.

 

drestranho_barao

 

Barão Mordo (ator: Chiwetel Ejiofor)
No filme, pelo menos em um primeiro momento, Barão Mordo aparece como discípulo da Anciã e Mestre das Artes Místicas. Ajuda Strange em sua busca espiritual e aprendizado da magia.

 

 

drestranho_ancia

 

Anciã (atriz: Tilda Swinton)
Mentora de Strange, ninguém sabe ao certo sua origem, idade ou como adquiriu todo o conhecimento da magia. Ela aparece no filme como a Maga Suprema do Planeta Terra. Nos quadrinhos é um personagem masculino.

 

 

drestranho_drpalmer

 

Christiane Palmer (atriz: Rachel McAdams)
É Médica cirurgiã e trabalha no hospital junto com Dr. Stephen Strange. Durante a trama é mostrado o interesse amoroso entre os dois mesmo com a arrogância extrema de Strange. É também um dos alívios cômicos do filme.

 

 

drestranho_wong

 

Wong (ator: Benedict Wong)
Outro alívio cômico do filme. Wong é mestre das artes místicas e guardião da biblioteca de Kamar-Taj, onde se encontra valiosas e poderosas relíquias.

 

 

drestranho_kaecilius

 

Kaecilius (ator: Mads Mkkelsen)
Ex-aluno da Anciã, Kaecilius é também mestre das Artes Místicas. Rompe com a Anciã e convoca o inimigo Dormammu em troca da vida eterna.

 

 


Ambientação e o Universo Marvel

O começo de Doutor Estranho se passa na cidade de Nova York, onde Stephen Strange atua como neurocirurgião. Após o acidente, ele busca a cura de suas mãos no Nepal. As filmagens nestes dois ambientes, juntamente com a magia e o misticismo, apresentam contrastes bem interessantes ao filme que é ainda acompanhado por brilhantes efeitos especiais. É interessante que a escolha do Nepal nos quadrinhos representa bem a década de 1960, quando o personagem foi criado. Década que remete ao misticismo, uso do LSD e de vários movimentos psicodélicos.

Doutor Estranho é o segundo filme da terceira fase do Universo Cinematográfico da Marvel, estreada com o longa-metragem Capitão América: Guerra Civil em 2016. O herói, até então considerado um personagem “classe B” pelos quadrinhos, introduz um universo cheio de misticismo que poderá  ter grande importância no desenvolvimento dos próximos filmes da Marvel.

O Universo Cinematográfico da Marvel trata-se de um mundo compartilhado e retratado por meio de uma série de filmes de super-heróis, nos quais é comum um fazer referência ao outro. A primeira fase, chamada de “Avante Vingadores”, é caracterizada pela introdução de alguns dos principais heróis da Marvel. Ela teve início em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro e O Incrível Hulk, seguido nos próximos anos por Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador e, em 2012, encerra com Os Vingadores, que apresenta a reunião dos heróis já apresentados e outros.

A segunda fase, com filmes lançados entre 2013 e 2015, é conhecida como “A Estrada para os Próximos Vingadores” e mostra o impacto da reunião dos personagens e da última batalha de cada um dos heróis apresentadas em filmes como: Homem de Ferro 3, Thor: o Mundo Sombrio, Capitão América 2: O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia (que já começa a introduzir a terceira fase), Vingadores: a Era de Ultron e Homem Formiga.

A terceira fase é conhecida como “Os Novos Vingadores” iniciando-se, como já mencionado, com Capitão América: Guerra Civil e Doutor Estranho em 2016. Esta fase possui previsão de lançamentos até o ano de 2019 e aposta em personagens menos populares no universo dos quadrinhos. Agora resta saber como esses personagens irão se articular com os já apresentados.

Ritmo: 19 exp. O filme consegue prender a atenção do telespectador do começo ao fim. As várias cenas do aprendizado de Strange sobre magia, que podem parecer monótonas, não são cansativas. A trama, recheada de efeitos especiais incríveis, conta com vários momentos cômicos e com bastante ação.

Personagens: 15 exp. O foco do filme é Stephen Strange que, por sinal, é muito bem interpretado por Benedict Cumberbatch. Além da aparência física muito parecida com o protagonista dos quadrinhos, o ator (que também interpretou Sherlock Homes na série Sherlock e Alan Turin no filme O Jogo da Imitação) soube mostrar muito bem a inteligência, a determinação e a arrogância de seu personagem. Só não dei a nota máxima devido aos personagens secundários, que são pouco desenvolvidos no filme. Sabe-se pouquíssimo sobre suas histórias e origens, apesar de conquistarem rapidamente a empatia do público. Os vilões são também mostrados muito rapidamente, assim como seus objetivos e motivações.

Qualidade da plot: 20 exp. O destaque da produção, com toda certeza, é o efeito especial usado, principalmente nas cenas de batalhas com magia e no treinamento de Stephen Strange. A trama é bem feita, apesar ser mostrado rapidamente as intenções dos vilões e o foco ser o desenvolvimento de Stephen Strange.

Cuidado com os detalhes: 17 exp. A excelente escolha dos atores deixou os personagens do filme bem parecidos com os dos quadrinhos. Por um lado, a trama procura explicar vários detalhes da origem do Doutor Estranho, por outro acaba deixando alguns personagens de lado. Tem muitas cenas explicativas do próprio filme que podem pecar pelo excesso, mas nada que deixe cansativo.

Empatia com o telespectador: 20 exp.  É habitual que os filmes do Universo Marvel conquistem rapidamente o público. A trama conta com efeitos especiais fantásticos e com um toque cômico dos personagens, sendo uma boa opção para se assistir em família. Quem não conhecia o personagem até então, fica com vontade de pesquisar mais a respeito e curioso em como será o Universo Marvel daqui para frente.

 

2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: