Dixit

GuiToledo

GuiToledo

Colaborador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Guilherme Toledo é colaborador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre este colaborador, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
GuiToledo

Últimos posts por GuiToledo (exibir todos)

 

Dixit é um jogo diferente. Abstrato, colorido, simples, mas incrível. Fácil de se explicar e de se montar, pode ser jogado com amigos, família, crianças, adultos e por quanto tempo desejar. Seu visual único, incluindo cartas do tamanho Tarô com arte maravilhosa e marcadores de pontuação no formato de coelhos irá impressionar a todos que passarem pela mesa.

Seu objetivo no jogo é alcançar a uma determinada quantidade de pontos, geralmente escolhida pelo jogadores, mas a pontuação não é o foco desse lindo jogo, o importante é a jornada. As regras não podiam ser mais simples: um jogador é o contador de histórias e deve jogar uma carta de sua mão em segredo dizendo uma dica sobre a sua carta. Em seguida, os outros jogadores ouvem a dica e jogam uma carta de suas própria mão, também secretamente, que relacione-se com a dica original. Em seguida, todas as cartas são embaralhadas e os jogadores devem tentar votar com suas fichas numeradas tentando acertar a carta do contador de histórias. Só isso. Mas calma, tem um leve detalhe: se a dica for muito simples e todos os jogadores acertarem, todos ganham pontos menos o contador de histórias. Mas, se a dica for muito específica e todos errarem, o mesmo acontece. Ou seja, o contador de histórias deve ser vago o suficiente para que alguns jogadores acertem e outros, errem. Além disso, as outras cartas que receberem votos geram pontos para seus respectivos jogadores, pois eles conseguiram enganar corretamente seus adversários.

Mas o que pode ser dito como dica? Tudo! Apenas uma palavra ou toda uma frase, uma citação de filme/livro/jogo/música ou até gestos e sons. Qualquer coisa que o contador de histórias ache que alguns jogadores irão entender e outros, não.

O mais interessante do jogo é que ele se adapta ao grupo que o joga. Um grupo de amigos nerds irão dar muitas dicas de filmes e jogos, mas um grupo mais heterogêneo tem que se adaptar às outras pessoas na mesa, pois não adianta pensar em uma referência incrível de Star Wars se ninguém mais na mesa assistiu aos filmes.

Na caixa, Dixit vem com 84 cartas lindamente ilustradas por Marie Cardouat, mas quando começar a decorá-las, várias outras expansões podem ser compradas, cada uma contendo mais 84 cartas e ilustradas por diferentes artistas com estilos e técnicas diferentes, fazendo com que cada novo jogo seja único.

Ficou com vontade de jogar? É só clicar aqui para comprar com condições super especiais.

 


Ficha Técnica

Título original: Dixit

Criador: Jean-Louis Roubira

Tempo Médio: 40 min.

Número de Jogadores: 3 – 6

Lançamento: 2008

Distribuidora: Galápagos

Preço Médio: R$159,90 (15/09/2016) – Compre aqui

Mecânica: 15 exp. Simples, inovadora e brilhante. As regras são fáceis de se explicar e muito acessíveis. Porém, os jogadores precisam de tempo para pensar e assim, as primeiras partidas podem ser bem lentas. Além disso, a pontução é complicada demais em comparação com o resto do jogo, necessitanto que algum jogador saiba as regras e pontue corretamente os votos.

Dinâmica: 20 exp. O jogo depende muito da interação e entendimento entre os jogadores, fazendo com que todos fiquem envolvidos com a dica e estejam sempre prestando atenção nas cartas da mesa e nos comentário que os outros fazem, pois cada frase pode ajudar na escolha da carta certa.

Sorte/Estratégia: 18 exp. O único elemento de sorte está nas cartas que você terá na mão, ocasionando momentos em que você terá a carta perfeita para a dica  e em outros, não. Mas mesmo assim, as possibilidades de dicas são infinitas, forçando os jogadores a serem creativos e a utilizar as cartas da melhor maneira possível, mesmo em momentos em que elas não ajudam.

Replay: 18 exp. Cada partida será única. Só a mudança do grupo e a ordem aleatória em que as cartas são recebidas já muda completamente cada novo jogo. Mesmo que as mesmas cartas sejam vistas em novos replays, cada jogador irá pensar em dicas e interpretações diferentes. Porém, a quantidade de cartas na caixa deixa a desejar, forçando-o a comprar expansões, mas a beleza e particularidade de cada novo grupo de cartas fará com que você trate Dixit como uma coleção própria.

Design: 15 exp. A arte é maravilhosa. Cada componente foi muito bem planejado e percebe-se que ouve muito carinho na produção do jogo. Mas, com apenas 84 cartas na caixa, se você se apaixonar pelo jogo, rapidamente vai decorá-las e precisará comprar expansões. Além disso, o design da caixa não pensa nessas novas cartas, fazendo com que elas tenham de ser perfeitamente arrumadas para que a caixa feche.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: