Brawhalla

Home / Resenhas / Games / Brawhalla
Gustavo Ferratti

Gustavo Ferratti

Sócio Fundador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gustavo Ferratti é fundador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =]
Gustavo Ferratti

Últimos posts por Gustavo Ferratti (exibir todos)

Quem se lembra das noites de jogatina de Super Smash Bros. regadas a pizza e muito refrigerante? Se você se desfez do seu console da Nintendo e deseja reviver a experiência desses tempos áureos no seu PC, Brawhalla é o título certo para você! O free-to-play da Blue Mammoth copia o que há de essencial em Super Smash Bros. e adiciona diferenciais que garantem roupagem nova e certa originalidade ao jogo. Entre os diferenciais estão: temática improvável, intensa customização, foco no combate armado, design 2D e muitos, MUITOS modos. Seja você um jogador casual que curte a experiência offline ou um gamer hardcore que gosta de jogar em sistemas ranqueados, garanto que Brawhalla possui o que você procura em um bom jogo!


Ficha Técnica

Titulo Original: Brawhalla

Genero: Luta

Lançamento: Novembro, 2015

Desenvolvedora: Blue Mammoth Games

Publicadora: Steam

Plataforma: PC

Nº de Jogadores: Até 8 (local ou online)


Impresões Gerais

Armas sagradas caem do céu enquanto guerreiros nórdicos, samurais, alienígenas, pistoleiros, piratas e dragões se enfrentam em um embate caótico. Algo extremamente improvável de acontecer, mas divertido horrores. Brawhalla consegue aliar uma atmosfera épica com seus belos cenários e trilha sonora orquestrada, mantendo a descontração com personagens caricaturados e efeitos visuais “quadrinísticos”. Até o momento, são 29 personagens jogáveis, cada um deles com um set de duas armas exclusivas e movimentos únicos. Toda partida é iniciada “de mãos vazias” e incentiva o jogador a procurar no cenário por equipamentos e itens que possam auxiliá-los durante o combate. Assim como em Super Smash Bros., seu objetivo é lançar seus inimigos para fora da tela conforme a atração gravitacional entre eles e o cenário diminui de acordo com o dano que recebem. Simples, intuitivo e divertido.

brawhalla characters
Alguns dos personagens disponíveis em Brawhalla

Modos de Jogo

Brawhalla tem a missão de abranger o público casual e hard core através de múltiplos modos de jogo. Você pode optar por batalha offline e online, casual ou ranqueada. O número de jogadores e o estilo de cada partida varia consideravelmente de acordo com as modalidades disponíveis que estão brevemente resumidas a seguir:

Online (casual)

  • Free-for-All: é o clássico “cada um por si” que conhecemos de Super Smash Bros. Quatro jogadores lutam durante 4 minutos. No final do período, quem tiver o maior número de pontos (seja por morrer menos ou matar mais) ganha.
  • 1V1 Strikeout (casual): dois jogadores se enfrentam 1 x1 com três vidas cada. O jogador que matar o adversário três vezes ou que tiver maior número de vidas ao final de 8 minutos, ganha a partida.
brawhalla jogo
Free-for-All com 4 jogadores

 

Custom Online (casual personalizável)

Nas modalidades customizáveis, as regras da partida online são modificadas para satisfazer o gosto do freguês. É possível alterar a quantidade de vidas dos personagens, os itens que serão disponibilizados, o tempo da partida e, o mais legal, aumentar a quantidade de jogadores para até 8 players! É possível criar salas privadas para jogar com quem você conhece ou ingressar em salas públicas da comunidade online. Existem também outras modalidades de jogo bastante divertidas como guerra de bola de neve, dodgeball, etc.

brawhalla snowball fighting
8 jogadores em uma guerra de bola de neve = caos instaurado

 

Ranked

Tanto você (jogador), quanto o herói que você escolher começarão o jogo em uma patente. Acumular vitórias garantirá posições melhores em patentes mais altas, enquanto as derrotas farão que você caia de posição. Para transitar entre as 6 patentes é necessário acumular uma quantidade suficiente de elo points. No modo ranqueado, você pode jogar em dupla (2×2) ou individualmente (1×1). O ranking individual do jogador e de cada uma das duplas que ele resolver formar é diferente, contudo um ranking influencia o outro. Por exemplo, perder muitas vezes com uma dupla pode afetar o seu ranking individual e garantir muitas vitórias no individual pode fazer que você já inicie com a sua dupla em uma patente mais alta. Se você quiser conhecer os melhores jogadores de Brawhalla ou saber como estão suas habilidades em relação a comunidade online, o modo ranqueado é uma boa pedida.

patentes brawhalla
Patentes disponíveis na modalidade rankeada

 

Single Player

Para não expor a sua inexperiência aos adversários, nada melhor do que jogar “forever alone” com alguns bots. Training mode, campeonatos e custom mode solo disponíveis nesta seção.

Torneios disponíveis na modalidade single player

Couch Party

Permite jogar aquela partida de multiplayer local com os amigos tendo as mesmas opções de customização do custom online, mas desconectado. Arrume cadeiras, muitos controles e bora jogar todo mundo no mesmo PC.


Moeda Virtual

Brawhalla possui três tipos de moeda virtual: golden coins, mammoth coins e glory

moeda dourada brawhalla

Golden coins: permitem que você compre personagens. Isso garantirá que você tenha-os em sua conta independentemente do rodízio de personagens (ver seção “Free-To-Play de verdade”).

 

moeda de mamute brawhallaMammoth coins: permitem comprar skins de personagens, armas, animações de combate e baús (que contém mais skins).

 

moeda brawhallaGlory: obtida nos jogos ranqueados, permite comprar skins que separam de imediato os meninos dos homens.

 


Free-to-Play de Verdade

Como todo jogo free-to-play, Brawlhalla precisa ganhar dinheiro de alguma forma… e a maneira que a Blue Mammoth encontrou para fazer isso é bastante inteligente! O jogador que não quer gastar pode desfrutar a mesma experiência que o jogador pagante, com apenas algumas restrições que não desvalorizam sua habilidade individual.

A primeira restrição é a de quantidade personagens. Há um rodízio semanal dos heróis disponibilizado para o jogador free, em que 6 heróis com o mesmo perfil são escolhidos (um mais forte, um mais rápido, um mais equilibrado, etc.). O jogador pode comprar os heróis através de golden coins ou mammoth coins. A única vantagem da compra dos heróis é a de tê-los sempre em sua conta, independentemente do rodízio. O jogador free pode, no entanto, aprender a jogar com vários heróis e garantir que ele tenha pelo menos um lutador que saiba jogar toda semana.

brawhalla legend rotation
Notificação do rodízio de personagens semanal

 

A segunda restrição, na minha visão resume-se a “firulisse”: opções de customização. Grande parte dos produtos da loja virtual do jogo são skins, cores, animações de comemoração dos personagens, etc e somente os jogadores que gastam dinheiro real possuem tais itens. Particularmente, achei o preço dos itens um pouquinho salgados… mas sempre existem as ofertas do dia para quem quiser arriscar. Do mais, tudo no jogo é liberado!

brawhalla store
Muitos, mas MUITOS skins na loja virtual!

Sistema de Recompensa

Além do replay estimulado por meio de novas temáticas, novos personagens e campeonatos, Brawlhalla tem outras formas de garantir a assiduidade dos seus jogadores:

  1. Moedas de ouro para quem logar diariamente.
  2. Moedas de ouro para quem cumprir os objetivos diários.
  3. Moedas de ouro, cores de customização e instâncias ao evoluir seu personagem (ou perfil do jogador).

As moedas de ouro, como já dito, permitem que você compre personagens que ficarão contigo independente do rodízio semanal. As instâncias de batalha modificam ligeiramente os atributos do seu personagem, ou seja, retiram pontos de uma característica específica (por exemplo, força) e aumentam outra (por exemplo, destreza). Esse sistema de recompensa é muito interessante, pois se você jogar assiduamente dia após dia, poderá comprar os heróis que quiser sem gastar dinheiro real e ainda ter boas opções de customização.

brawhalla natal
Patch temático de Natal. Pode se preparar para muitos outros!

 

História: 14 exp. Dificilmente jogos de luta focam em histórias profundas e bem elaboradas. Contudo, a ausência de um modo história é um ponto a ser melhorado. Apesar das descrições bacanas dos personagens no menu de lendas, por eles não serem consagrados como em Super Smash Bros., a empatia com o jogador se dá exclusivamente pelas expressões e habilidades dos personagens. Já é alguma coisa, mas não muito para fãs de RPG.

Gráficos: 19 exp.  Os traços cartunescos bem humorados dos personagens contrastam com a atmosfera séria e mitológica do cenário. Muitas cores e efeitos especiais fazem que nos sintamos verdadeiramente imersos no jogo.

Jogabilidade: 19 exp. A experiência do jogador é significativamente melhor com utilização de controles e minha nota é baseada nesta experiência. Comandos simples, rápidos e intuitivos, assim como em Super Smash Bros. (com a eliminação dos solavancos no analógico). A falta de golpes de grabs (agarrões) é compensada pelo timing da defesa que deve ser sincronizado e usado sabiamente em um curto intervalo de tempo.

Replay: 20 exp. Definitivamente, o ponto mais forte do jogo. Os sistemas de recompensa diário, o multiplayer, os modos rankeados, a diversidade de modalidades competitivas, tudo trabalha para que você gaste horas e horas na frente do PC.

Som: 18 exp. Músicas orquestradas que não desgrudarão da sua cabeça inserem um clima épico em um ambiente caótico e colorido. A emblemática voz do narrador também é um ponto especial que confere autenticidade ao game.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: