Concept

Home / Resenhas / Board Games / Concept
GuiToledo

GuiToledo

Colaborador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Guilherme Toledo é colaborador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre este colaborador, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
GuiToledo

Últimos posts por GuiToledo (exibir todos)

 

Concept é um party game de charadas. Você deve estar pensando: mais um? Mas não se deixe enganar, esse é diferente. Em vez de mímica ou desenhos, como a maioria dos jogos dessa mesma categoria, Concept baseia-se em um conceito (não foi de propósito) totalmente novo, na qual todas as dicas já estão impressas no tabuleiro e o papel do jogador é utilizar cubos coloridos e os desenhos já ilustrados para fazer com que os outros adivinhem uma determinada palavra.

 

slideshow_4

 

Observe o tabuleiro. Ele é composto por vários desenhos que representam desde categorias gerais como animais,cidades até formas e cores. Na sua vez, você deve pegar uma carta do baralho e escolher entre 9 palavras, divididas em fáceis, médias e difíceis, para fazer seus amigos adivinharem. Você deve apenas utilizar as peças de plástico coloridas, que incluem os cubos e pontos de exclamação, em conjuntos com os desenhos ilustrados. Não é permitidos falar nada, apenas “sim” e “não” para guiar os outros jogadores.

Assim, a diversão encontra-se em utilizar os cubos de maneiras inusitadas para orientar os jogadores. Por exemplo, para fazê-los adivinhar “leite”, pode-se colocar um cubo no espaço que representa comida, outro em líquido e outro na cor branca. Mas, as diversas colorações de cubos podem ser usadas para representar assuntos que relacionam-se com a palavra, mas não fazem parte dela em si. Por exemplo, para fazê-los adivinhar Leonardo de Caprio, cubos da cor inicial (verde) podem ser colocados em homem, profissão e cinema. Mas, como ainda há muitas possibilidades, outra cor pode ser usada para representar algo relacionado com a resposta, como um filme em que o ator estreou. Assim, cubos de outra cor podem ser colocados em barco; seta apontando para baixo e morte, representando Titanic. Assim, as possibilidades de interpretações diminuem. Além disso, os cubos podem ser usados de diversas outras maneiras, como entre desenhos, representando situações intermediárias, ou até empilhados, magnificando o sentido do desenho, entre outros. O jogador possui a liberdade de utilizar seus recursos da maneira que desejar, só não pode utilizar outra forma de comunicação.

O manual não especifica claramente como a dificuldade da palavra deve ser escolhida ou como devem ser pontuadas, mas isso não é importante. No meu grupo, geralmente dividimos a mesa em times, como meninos VS meninas e na hora da adivinhação, o jogador que acertar recebe a carta como marcador de pontuação para seu time e é o próximo a dar as dicas. Assim, o jogo podem ser jogado com um número infinito de jogadores e é uma ótima distração para festas e reuniões familiares.

Ficou com vontade de jogar? É só clicar aqui para comprar com condições super especiais.


Ficha Técnica

Título original: Concept

Criador: Gaëtan Beaujannot e Alain Rivollet

Tempo Médio: 40 min.

Número de Jogadores: 4 – 12 (Na minha opinião, 2 – ∞)

Lançamento: 2013

Distribuidora: Galápagos

Preço Médio: R$159,90 (22/09/2016) – Compre aqui

Mecânica: 17 exp. A ideia de transformar um jogo de charadas que envolve geralmente mímica ou desenhas nessa nova modalidade com os cubos funciona muito bem e é única. O único problema está nas primeiras partidas com novos jogadores, pois eles ainda não estão familiarizados com o tabuleiro e os desenhos, demorando um pouco para entender a ideia do jogo. Mas, caso o dono dê alguns exemplos e comece sendo o jogador a dar as dicas, rapidamente os outros jogadores entenderão. Além disso, o manual dá diversos exemplos, podendo esses serem demonstrados para todos, além do jogo conter duas folhas em que todos os símbolos do tabuleiro são explicados, caso haja alguma dúvida ou confusão. Apesar do começo mais lento, o resto do jogo flui perfeitamente.

Dinâmica: 20 exp. O jogo depende muito da interação dos jogadores, garantindo uma dinâmica fluida e divertida. Qualquer um pode se aproximar da mesa e tentar adivinhar junto com os jogadores, garantindo um jogo dinâmico em que todos estarão entretidos e envolvidos.

Sorte/Estratégia: 18 exp. O único elemento de sorte do jogo está na carta contendo as dicas. Mas, como há 9 opções diferentes para o jogador escolher, toda a jogabilidade fica dependente da estratégia adotada pelo jogador na hora de dar as dicas.

Replay: 20 exp. O baralho de cartas é bem extenso, contento 110 cartas, cada uma com 9 palavras, dando a possibilidade de 990 turnos diferentes. Algumas palavras são bem fáceis e serão rapidamente adivinhadas, como animais e objetos, mas outras serão bem mais difíceis como expressões idiomáticas e personagens. Como o jogo é bem atual (2013), há dicas com conteúdo bem atualizado, como o filme 50 Tons de Cinza e o personagem Dollinho. Há o problema da tradução, onde algumas expressões não são usualmente ditas e serão muito difíceis de serem adivinhadas, mas mesmo assim, ainda há várias possibilidades para o jogador escolher em cada carta.

Design: 20 exp. A ideia do jogo é inovadora, simples e brilhante. A arte é simples e limpa, na qual a capa é totalmente branca e o tabuleiro também, destacando os desenhos coloridos e os cubos translúcidos colocados em cima dele. Um jogo inovador, muito bem planejado e inusitado.

 

2 Comments

  • Rodrigo

    Boa tarde, você colocou o preço médio com data de 22/09/2016.
    Você viu em algum lugar vendendo? Estou há quase um ano procurando e não consigo comprar esse jogo, não acho em lugar nenhum…

    • GuiToledo

      Bom dia, Rodrigo!
      Eu olhei o preço na loja do próprio site da Galápagos. Eu entrei agora para procurar o link para você e estava dizendo que está esgotado. Mas eles estão constantemente repondo os estoques, acho que logo deve voltar.
      Caso você queira, vou te colocar o link da loja e você pode cadastrar seu e-mail que eles te avisam quando o jogo voltar ao estoque.
      https://loja.galapagosjogos.com.br/produtos/concept

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: