Takenoko

Takenoko

Board Games, Resenhas
  Takenoko é um jogo cativante. Tenho certeza que todos os jogadores e as pessoas que passarem perto da mesa irão se impressionar com o fofo panda e o visual colorido e alegre do jogo. Em Takenoko, os jogadores devem escolher entre diversas ações para movimentar um panda e um fazendeiro pelo tabuleiro, plantando e comendo bambus para cumprir objetivos e então, vencer.   [caption id="attachment_4835" align="aligncenter" width="1024"] Os componentes não são muito fofos??[/caption]   Os objetivos a serem cumpridos durante o jogo são divididos em 3 categorias: terreno, panda e fazendeiro. Os objetivos de terreno fazem que o jogador tente montar uma determinada formação de terrenos irrigados no tabuleiro, os de panda, solicitam que o jogador coma conjuntos de bambus e os de fazendeiro determinam o plantio específico de tipos de bambu.…
Read More
Mysterium

Mysterium

Board Games, Resenhas
Já pensou em misturar Dixit com Detetive? Parece uma combinação inusitada, mas funciona incrivelmente em Mysterium, um jogo para até 7 pessoas em que uma faz o papel de um fantasma, assassinado mais de 30 anos atrás, enquanto os outros são médiuns tentando recriar os acontecimentos do passado. [caption id="" align="aligncenter" width="1280"] Organização do jogo na mesa.[/caption] Em Mysterium, cada médium receberá o trabalho de reconstruir um elemento do dia em que o fantasma morreu, tentando adivinhar um suspeito, seu local na mansão e uma possível arma do crime. Todas essas informações se encontram no grande escudo que escondem os segredos do fantasma. O jogo dura 7 turnos, marcados em horas na peça de relógio. Em cada hora, o fantasma olha sua mão de cartas e entrega visões para cada médium…
Read More
Blood Rage

Blood Rage

Board Games, Resenhas
  Gosta de mitologia nórdica? Que tal um jogo de combate com miniaturas lindas, mecânica simples, mas elegante, com rápida jogabilidade e diferente estratégias para vitória? Blood Rage é esse jogo. Em Blood Rage, os jogadores controlam facções de aldeias nórdicas e devem disputar pelo controle das regiões do mapa, buscando acumular a maior quantidade possível de glória, o equivalente a pontos de vitória. Glória pode ser ganhada vencendo batalhas, cumprindo missões ou até morrendo no Ragnarök, uma guerra entre os homens e os deuses que destroem pedaços do tabuleiro a cada era.   [caption id="attachment_4150" align="aligncenter" width="1600"] Líderes das facções[/caption]   O jogo é dividido em três eras, sendo a primeira etapa de cada um Card Drafting, já explicado em outro post (Explicação de Termos de Board Game), na qual…
Read More
Twilight Struggle

Twilight Struggle

Board Games
  Lembra das aulas no ensino médio sobre a Guerra Fria? A tensão em que o mundo se encontrava durante esse período de instabilidade entre os EUA e a União Soviética? Twilight Struggle é um board game para dois jogadores que utiliza esse cenário como plano de fundo para um complexo jogo de guerra, mas não baseado em soldados, mas na influência que cada super potência exerce nos diversos países do mundo. O jogo é movido basicamente por cartas, cada uma relacionada à um importante evento do conflito, como a Crise dos Mísseis de Cuba, a criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, entre outros. Além de extremamente temático, o jogo é complexo e tático, exigindo a dedicação dos jogadores. Você precisará de diversos jogos para que as suas…
Read More
Potion Explosion

Potion Explosion

Board Games
  À primeira vista, Potion Explosion parece ser um jogo infantil, não muito interessante, devido à sua arte cartunesca e bolinhas de gude coloridas. Mas eu tenho certeza que se você decidir dar uma chance à esse jogo, como eu fiz, vai perceber que há muita estratégia escondida por trás de belos mecanismos, linda arte e uma "engenhoca" nunca antes vista em um board game.     Em Potion Explosion, os jogadores são alunos de uma escola de magia e se encontram em uma aula de Poções (talvez com o Prof. Snape?). Seus objetivos são completar a maior quantidade de poções possíveis, tentar formar grupos de 3 iguais ou 5 diferentes para adquirir aprovações do professor. Ao final do jogo, os pontos das poções e aprovações são somados e o…
Read More
Dead Of Winter

Dead Of Winter

Board Games, Resenhas
  Cansado de zumbis? Em uma mídia lotada de filmes, séries e jogos de zumbis, alguns se mostram inovadores e focam nos aspectos da sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico ao invés da luta contra os morto-vivos. No mundo dos board games, Dead Of Winter é essa exceção. Antes de começar, os jogadores decidem qual cenário irão jogar, baseado na duração de jogo que desejam, e leem um pequeno texto que contextualiza a missão a ser cumprida. Após a narrativa, todos recebem dois sobreviventes para controlar e uma missão secreta individual. Cada integrante do seu grupo também estará tentando cumpri-la junto com o objetivo coletivo determinado pelo cenário. Assim, o jogo começa, mas cuidado, pois entre os objetivos secretos, algum pode conter o rótulo "traidor". O jogador que retirar esse objetivo…
Read More
Quarriors

Quarriors

Board Games, Resenhas
  Você já ouviu falar de deck building games? Talvez não saiba o nome do gênero, mas conheça alguns famosos como Dominion ou Legendaries. Mas por quê estou falando disso? Porque Quarriors é um dice building game, um tipo único de jogo que se assemelha ao clássico gênero do deck building. Mas, o que são esses tipos de jogos? Eles se baseiam na ideia de os jogadores começarem o jogo com um pequeno e básico baralho de cartas, no caso o deck building, e durante o avançar do jogo, vão adquirindo novas cartas e adicionando-as ao seu monte, embaralhando e reutilizando seu deck sempre que necessário. Já Quarriors utiliza o mesmo esquema, mas com dados. Ou seja, no início do jogo, os jogadores ganham alguns dados básicos e os adicionam à sua sacola. Em…
Read More
The Resistance

The Resistance

Board Games, Resenhas
  Procurando um party game que não seja sobre desenhar ou adivinhar palavras? Um jogo que tenha alguma profundidade, mas, que ainda assim, possa ser jogado rapidamente e com vários jogadores? Não procure mais, você achou. The Resistance é um jogo em que os participantes são membros de um grupo rebelde lutando contra um governo tirano em um futuro distópico. Parece complexo, mas calma, é mais simples do que parece. Os jogadores são secretamente divididos entre dois times, os rebeldes e os simpatizantes do governo, e o objetivo de ambos é completar missões a favor de seu grupo, impedindo o avanço do outro, sem deixar que saibam a sua verdadeira afiliação.   [caption id="attachment_1899" align="aligncenter" width="1024"] Componentes do jogo[/caption]   Após receber sua identidade secreta, um dos jogadores deve ler um roteiro…
Read More
King Of Tokyo

King Of Tokyo

Board Games, Resenhas
  Existe algo mais legal do que monstros gigantes lutando pelo controle de uma cidade e atacando uns aos outros? Eu também acho que não. King of Tokyo é um jogo de dados desenvolvido por Richard Garfield, criador do famoso Magic The Gathering, em que monstros estão disputando pelo controle da cidade de Tóquio e buscando ganhar muitos pontos enquanto impedem seus adversários de eliminá-lo. O jogo é muito fácil de aprender, rápido de se terminar e vai agradar a todos com seu visual cartunesco e divertido.   [caption id="attachment_1713" align="aligncenter" width="1225"] Setup do Tabuleiro[/caption]   Em KoT, os jogadores escolhem um monstro gigante e pegam sua cartela correspondente, usada para marcar a vida e o total de pontos acumulados. Em seu turno, o jogador rola 6 dados e pode…
Read More
Zombie Dice

Zombie Dice

Board Games, Resenhas
  Você é um zumbi! E quer comer cérebros, muitos céééérebros. Só tome cuidado para não levar tiros na cabeça e deixar todas as suas vítimas escaparem. Ficha Técnica Título original: Zombie Dice Criador: Steve Jackson Tempo médio: 10 a 15 minutos Nº de jogadores: 2 a ∞ jogadores Lançamento: 2010 Distribuidora: Galápagos Jogos Preço: R$ 59,90 (Consultado dia 25/10/2016) Componentes: 1 Livro de Regras 1 Caixinha "tubo" 13 dados (d6) customizados, em relevo Enquanto você e sua turma está esperando alguém para começar outro game, Zombie Dice é uma boa opção para acabar com o tédio da espera. Pode-se dizer que é um pré-jogo por ser rápido, curto e fácil. O jogo começa com a pessoa que falar “Cééérebro” da maneira mais zumbi possível ou o vencedor da rodada anterior.…
Read More