Shokugeki no Souma

Home / Resenhas / Anime / Shokugeki no Souma
Gabriela Monteiro

Gabriela Monteiro

Colaboradora em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Gabriela Monteiro é colaboradora da Com'Aboard? Quer ler as resenhas publicadas por ela? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre esta colaboradora, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Gabriela Monteiro

 

Se você é fã de anime e também de competições culinárias, não pode deixar de ver Shokugeki no Souma. A dica antes de assistir é: esteja bem alimentado! A cada episódio são mostrados pratos elaborados com uma riqueza de detalhes de dar fome e água na boca para qualquer um. Trata-se de uma adaptação do mangá shounen de mesmo nome lançado em 2012. O mangá foi criado por Yūto Tsukuda, ilustrado por Shun Saeki e tem o Chef de Cozinha Yuki Morizaki como modelo. Shokugeki no Souma não diz respeito apenas às competições culinárias em si, mas de um desafio pessoal do personagem principal, o jovem Yukihira Souma, de se tornar o melhor chef de cozinha do mundo e também de superar seu pai. Sempre há uma cena após a música de encerramento que é importante para o entendimento da trama.

As opiniões dos fãs são divididas se o anime, além de shounen, pode também ser considerado ecchi. Shounen é uma categoria direcionada para o público jovem masculino (ver a resenha de Ataque de Titãs e Akami ga Kill) em que geralmente é lançado um desafio para os personagens, mostrado com doses de comédia no decorrer da história. Já o ecchi é o estilo que apresenta sensualidade, mas não chega a ser explícita como o hentai. O motivo dessa divisão de opiniões é que sempre que um dos personagens experimenta um novo prato, o prazer do sabor é demonstrado com apelo sexual que pode incomodar alguns telespectadores. Entretanto, isso também pode ser considerado apenas um alívio cômico do anime.


Ficha Técnica

Título original: 食戟のソーマ, Shokugeki no Souma

Gênero: Shounen/Ecchi

Lançamento: 2015 (1ª temporada), 2016 (2ª temporada)

Criador: Yoshitomo Yonetan pela JC Staff (adaptação dos mangás de Yūto Tsukuda)

Diretor:  Yoshitomo Yonetan

País de origem: Japão

Duração: 24 minutos

Número de episódios: 24 episódios (1ª temporada)

Número de temporadas: 2ª temporada em andamento

 

Cena da música de encerramento que lembra a emblemática pintura "A Santa Ceia".
Cena da música de encerramento que lembra a emblemática pintura “A Santa Ceia”.

Preview

Shokugeki no Souma conta a história de Yukihira Souma, um jovem que trabalha no restaurante de seu pai, o chef de cozinha Yukihira Jōichirō, e sonha em superá-lo. Entretanto Jōichirō resolve fechar o restaurante para viajar por três anos. Enquanto isso, Souma é matriculado na Academia Tootsuki, escola de culinária número 1 do Japão, sendo uma instituição de alta elite com um percentual de graduados menor de 10%. Tootsuki também conta com a Elite dos 10, composta pelos dez melhores cozinheiros, o que gera aspiração à Souma. Sua vida escolar já começa com provas: tanto para ingressar na escola, quanto para conseguir uma vaga na tradicional hospedaria Estrela Polar, a qual tem a severa Daimidō Fumio como diretora.

Logo Souma percebe que, apesar de talentoso, precisará de dedicação para se manter na escola que é repleta de competições e desafios, os quais poderão resultar em sua expulsão caso não consiga ser aprovado em alguma prova. As competições culinárias dão destaque à trama em conjunto com os toques de humor, gerando curiosidade e torcida por parte do telespectador.

Um dos pratos representado com riqueza de detalhes.
Um dos pratos representado com riqueza de cores e detalhes.

Personagens principais

shokugekinosouma_souma

 

Yukihira Souma
O jovem de 16 anos é o personagem principal da trama. Talentoso nas artes culinárias, Souma pretende superar seu pai, o chef de cozinha Yukihira Jōichirō. Entretanto, antes é preciso enfrentar o desafio de se graduar na escola de culinária Tootsuki, a mais difícil do Japão.

 

 

shokugekinosouma_erina

 

Nakiri Erina
Ocupando o décimo acento da Elite dos 10 da Academia Tootsuki, a estudante é conhecida por ter a “Lingua de Deus” já que consegue identificar todos os sabores e ingredientes quando prova um prato. Erina pertence à uma família de alta linhagem no ramo gourmet e consegue desqualificar qualquer colega quando julga que este fez uma comida ruim.

 

shokugekinosouma_megumi

 

Tadokoro  Megumi
Meguni é uma jovem do interior, estuda na Academia Tootsuki com o sonho de se tornar chef para orgulhar sua família. Porém, o medo e a falta de segurança, muitas vezes, passam a frente de suas habilidades criativas para cozinhar. Faz amizade com Souma assim que este ingressa na escola.

 

 

shokugekinosouma_fumio

 

Daimidō Fumio
Senhora severa que revela ter um bom coração no decorrer da trama, Fumio é a diretora do dormitório Estrela Polar onde Souma se hospeda durante os estudos na Academia Tootsuki. Fumio faz testes de culinária para os alunos que tentam ingressar o dormitório e se orgulha da história do Estrela Polar.

 

 

shokugekinosouma_ikumi

 

Mito Ikumi
Aluna da Academia Tootsuki, Ikume tem um comportamento insensível, é mestre das carnes e única herdeira do Grupo Mito, distribuidora de carne.Só usa produtos de qualidade em seus pratos. Ela revela ter uma queda por Souma.

 

 

shokugekinosouma_joichiro

 

Yukihira Jōichirō
O pai de Yukihira Souma é chef de cozinha e dono do restaurante que leva o nome da família. Resolve viajar por três anos para aprimorar suas habilidades culinárias e parece esconder alguns segredos de Souma.

 

 

shokugekinosouma_kurase

 

Kurase Mayumi
Amiga de infância de Souma, Mayumi demonstra uma queda pelo amigo e lamenta não poder vê-lo com frequência. Era cliente fiel do restaurante Yukihira antes de fechar.

 

 

Ritmo: 18 exp. As competições culinárias, narradas em ritmo esportivo, causam a curiosidade para saber se Souma conseguirá superar o próximo desafio e prendem a atenção do telespectador. A trama conta ainda com muitos mistérios que causam expectativa de querer sempre assistir ao próximo episódio.

Personagens: 12 exp. Nada de novidade. O personagem principal é tudo o que se espera deste tipo de anime: com muita determinação para alcançar seus objetivos. Porém, alguns personagens secundários, que tem potencial, poderiam ser mais bem explorados.

Qualidade da Plot: 15 exp. Assim como os personagens, a trama é o que se espera de um anime Shounen: há um desafio e cada um tenta cumpri-lo a todo custo e à sua maneira. Ainda sim, o anime consegue prender a atenção por sua forma de mostrar esses desafios e por deixar no ar alguns mistérios da vida de seus personagens.

Cuidado com os detalhes: 18 exp. O jogo de cor e iluminação dos traços do anime é bem feito. O destaque vai para o nível de detalhe em que a comida é representada: é tão bom que chega a dar fome e vontade de experimentá-la.

Empatia com o telespectador: 12 exp. Se por um lado, as competições culinárias e a curiosidade de saber se Souma conseguirá superar seus desafios prendem a atenção, por outro lado, o apelo sexual das cenas em que os personagens experimentam os alimentos pode incomodar muito alguns telespectadores. A maioria das cenas chega a ser apelativa e exagerada quanto à demonstração de sensualidade.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: