Ataque dos Titãs

Home / Resenhas / Anime / Ataque dos Titãs
Helton Kazume

Helton Kazume

Colaborador em Com'Aboard Geek Culture
Você sabia que Helton Kazume é colaborador da Com'Aboard? Quer ler resenhas publicadas por ele? Confira abaixo! =] Se quiser conhecer mais sobre este colaborador, acesse "Nossa Equipe" no menu principal!
Helton Kazume

Últimos posts por Helton Kazume (exibir todos)

 

Coautor: Gustavo Mendonça Ferratti

Ataque dos Titãs, conhecido também por Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, é uma animação japonesa shonen (público alvo masculino/adolescente) que retrata um mundo dominado por titãs, criaturas colossais devoradoras de humanos que estão no topo da cadeia alimentar. O único resquício da humanidade que conhecemos se esconde atrás de três muralhas que delimitam “o mundo” dos cidadãos comuns. A única exceção a essa regra é a Tropa de Exploração, uma classe militar que desbrava o “além-muralha” para descobrir mais sobre os titãs. Com história madura, belos traços e personagens cativantes, Ataque dos Titãs virou um sucesso imediato. Ganhou 5 prêmios diferentes na edição de 2015 Newtype Anime Awards – o “oscar” dos animes (melhor roteiro, melhor trilha sonora, melhor personagem feminina e título do ano). Não para por aí: seu mangá também vendeu mais de 53 milhões de cópias no mundo todo, virou jogo, live action e gerou spinoffs que estão fazendo bastante sucesso no Brasil (Ataque dos Titãs: Antes da Queda).


Ficha técnica

Título original: 進撃の巨人 (Shingeki no Kyojin)

Gênero: Shonen (ação, fantasia, pós-apocalíptico).

Lançamento: 2013

Criador: Hajime Isayama

Diretor: Tetsurō Araki

País de origem: Japão

Duração (média): 24 minutos

Número de episódios: 25

Número de temporadas: 1 (2ª temporada prevista para 2017)


Ambiente

O anime é ambientado em um clima “medieval-moderno” (como em Full Metal Alchemist) onde coexistem armas avançadas e espadas, construções bem rústicas e jaquetas de couro. Cem anos antes do início da trama aparecem os primeiros titãs, criaturas gigantes boçais com uma carcaça resistente a ferimentos. Seu tamanho varia tipicamente de 5 a 15m de altura (ver figura abaixo), contudo, existem alguns gigantes colossais que aparecem mais à frente na história.

aot-5

Comparativo de tamanho: muralhas, diferentes classes de titãs e seres humanos.

Os titãs devoraram os seres humanos e foram responsáveis pela “quase-extinção” da nossa raça. Os únicos sobreviventes (aproximadamente 3,5 milhões pelo cálculo de alguns fãs) escondem-se atrás de três gigantes muralhas com 50m de altura cada (Maria, Rose e Sina). Similarmente ao que acontece nas cidades contemporâneas, quanto mais interna e central a região da muralha, mais nobre a população que ali habita. As classes mais baixas vivem na periferia e apresentam maior ao risco de serem atacadas. O que é brilhante em Ataque dos Titãs é a repercussão desses detalhes (o que garantiu nota máxima em preocupação com os detalhes). Primeiramente, não tendo para onde ocorrer, a elite local abusa do seu poder e a população aceita a subordinação. Em segundo lugar, como a proteção de todos se dá em um monte de tijolos, cria-se uma instituição religiosa que idolatra as muralhas e cria um simbolismo muito forte a seu respeito.

aot

Representação das muralhas de Ataque dos Titãs


História

A trama gira em torno do jovem Eren Yeager, sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo de infância Armin Arlert. Durante uma invasão inesperada provocada por um gigante colossal em Shinganshina, Eren assiste sua mãe ser devorada por um titã de maneira grotesca. Com muito ódio, Eren promete entrar no exército e aniquilar todas essas criaturas bestiais.

Cinco anos se passam e os três amigos conseguem se formar no exército, dando início as suas aventuras fora do mundo restrito que conheciam até então: as muralhas. Mas os dias de paz se encerram e uma batalha épica entre humanos e titãs é travada para a não-extinção da raça humana.


Personagens Principais

 

aot_eren

 

Eren Yeager

De início, não tem nenhuma habilidade em especial fora o combate corpo-a-corpo. É impulsivo, determinado e violento. Suas habilidades melhoram constantemente devido ao seu esforço e determinação em cumprir sua promessa.

 

aot_mikasa

 

Mikasa Ackerman

Ainda criança, foi resgatada e adotada pela família de Eren. Prometeu proteger Eren a todo o custo e tenta cumprir exaustivamente este papel ao longo do anime. É muito inteligente e consegue se manter sempre calma.

 

aot_armin

 

Armin Arlert

Fisicamente, é fraco. Mas é um gênio intelectual, com um raciocínio rápido para bolar estratégias em qualquer situação.

 

 

Ritmo: 20 exp. Não é cansativo de assistir, pois não tem “lenga-lenga” na história. Os episódios fluem com ótimo ritmo.

Personagens: 17 exp. Personagens bem trabalhados, com psicologia e personalidades profundas. O único “defeito” é que os personagens secundários são muito mais cativantes e interessantes que o personagem principal, que serve somente de link.

Qualidade da plot: 17 exp. História muito bem pensada, cheia de reviravoltas e choques. Mas o final da primeira temporada fica bem vago e apenas depois de 4 anos os produtores anunciaram a segunda.

Cuidado com os detalhes: 20 exp. Desenho, arte final, nomes das cidades, ambientação, repercussões do enclausuramento dos seres humanos, tudo muito bem elaborado.

Empatia com o telespectador: 18 exp. Dificilmente você não irá simpatizar com o anime.

 

2 Comments

  • Caio

    Caramba, sensacional, assisti duas vezes o anime e realmente achei muito boa essa análise, e espero que o personagem principal se torne mais que uma ponte na segunda temporada. Continuem assim!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: